segunda-feira, 25 de abril de 2011

Oficina Vigilantes da Água em Berilo

Oficina Vigilantes da Água em Berilo
Dia 31 de março, o Fundo Cristão para Crianças e a organização parceria Associação Rural de Assistência a Infância (ARAI), deram início à oficina Vigilantes da Água no município de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.

Vinte dois jovens de oito comunidades rurais da região participaram da formação no módulo inicial de monitoramento participativo da qualidade da água.
Essa ação está inserida no âmbito do Projeto Vigilantes da Água, na cidade de Berilo, tendo início em março e previsão de término para novembro deste ano. Durante esse período, 475 famílias e 1.336 pessoas serão beneficiadas pelo projeto.

Projeto Vigilantes da Água
Criado há 10 anos pelo Fundo Cristão para Crianças, o projeto socioambiental Vigilantes da Água capacita grupos de jovens e adultos voluntários para o monitoramento da qualidade da água consumida pelas comunidades atendidas.
Isso só é possível graças ao uso de um kit ou pequeno laboratório de análises simplificado que permite determinar de forma rápida e segura se uma fonte de água pode ser consumida com segurança pelas pessoas, ou seja, se ela é potável.

Esses kits foram desenvolvidos e adaptados para utilização em condições de campo por pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico específico, bastando apenas a vontade de aprender os princípios de seu funcionamento e disposição para, voluntariamente, praticar o monitoramento como vigilante em sua comunidade.

Como resultado deste trabalho, destacamos a produção e divulgação para as famílias de informações sobre qualidade de água até então desconhecidas, pois na maioria das comunidades rurais não existem sistemas de monitoramento e controle da qualidade da água das fontes que abastecem as famílias.

Aproximadamente 70% da população não conta com serviços de abastecimento de água tratada por meio de redes. Estabelece-se assim, um sistema de alerta nas comunidades, informando possíveis problemas de contaminação de água e os riscos de seu consumo pela população.

Fonte: www.fundocristao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário