quinta-feira, 21 de abril de 2011


Salinas, Taiobeiras e Pedra Azul recebem MP Itinerante
Ministério Público Itinerante é um projeto que percorre o Estado para divulgar a Instituição
Após visitar as cidades de Teófilo Otoni, Nanuque, Carlos Chagas, Almenara, Jacinto e Rubim, Jequitinhonha, Joaíma e Araçuaí o projeto Ministério Público Itinerante, lançado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Associação Brasileira Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG) avança para as cidades de Salinas (26 e 27/04), Taiobeiras (28/04) e Pedra Azul (29/04).

Segundo o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Alceu Torres Marques, o projeto é um marco na história da instituição. “O Ministério Público Itinerante rompe fronteiras, levando informação à sociedade e estimulando a atuação efetiva do MPMG. O projeto tem por objetivo resgatar, na essência, o verdadeiro sentido da Instituição. É o Ministério Público junto ao cidadão, vivenciando a realidade daqueles que são os destinatários de suas atribuições”, disse.

O Ministério Público Itinerante é um projeto que percorre o Estado para divulgar a Instituição, suas funções e formas de acesso, e, consequentemente, promover uma aproximação com os cidadãos. Segundo o ouvidor do Ministério Público, procurador de Justiça Mauro Flávio Ferreira Brandão, o projeto surgiu da constatação da necessidade da presença institucional.

A proposta da Ouvidoria do MPMG, órgão mentor do projeto, é manter o promotor de Justiça próximo à população, realizando atendimento aos cidadãos e palestras em escolas e espaços públicos. “A Ouvidoria é um canal permanente de comunicação direta entre o MPMG e os cidadãos, entidades representativas da sociedade civil e órgãos públicos, pautado nos princípios da ética e da transparência. Estaremos junto à população, que muitas vezes tem uma visão distorcida do real sentido do Ministério Público, o que a afasta da Instituição. "no ano passado a opção foi mostrar o projeto e o Ministério Público, por isso optamos por passar por grandes centros regionais e por cidades menores no curso desse roteiro. Esse ano a intenção é atingir os municípios onde há uma carência da presença institucional”, explica Mauro Flávio.

Salinas, Taiobiras e Pedra Azul
Em Salinas a carreta do Ministério Público Itinerante ficará estacionada na Passarela da Alegria - Rua Sebastião Moreira de Oliveira, Bairro Raquel. Em Taiobeiras a carreta ficará ancora na Avenida Liberdade 314, Centro, já em Pedra Azul os atendimentos serão realizados na praça Cel. Pacífico Faria - Rua Cassiano Mendes.

As ações do projeto ocorrerão nos locais supra citados das 09h00 às 17h00. Serão oferecidos diversos serviços à população, entre eles orientação jurídica ou indicação de outros órgãos públicos competentes com a finalidade de buscar soluções mais ágeis para resolver conflitos e ações de cidadania com palestras que mostrarão aos presentes as diversas áreas de atuação do Ministério Público.
Ficha Técnica
O projeto Ministério Público Itinerante 2011 é uma realização do Ministério Público de Minas Gerais, conta com a parceria estratégica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG), patrocínio da Petrobrás, Governo Federal, Copasa, Governo de Minas, Gerdau, Arcelor Mittal e Itambé, com o apoio institucional da Polícia Militar de Minas Gerais, Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais e Sesc Minas. O apoio é do Café Aranãs, a organização da Intercom Brasil e a produção da Foco organização de eventos.

Confira os locais de atendimento na primeira semana do Ministério Público Itinerante, em 2011:
Salinas
Data: 26 e 27 de abril (terça e quarta-feira )
Horário: 9h00 às 17h00
Local: Passarela da Alegria - rua Sebastião Moreira de Oliveira, Bairro Raquel

Taiobeiras
Data: 28 de abril (quinta-feira )
Horário: 9h00 às 17h00
Local: Avenida Liberdade 314, Centro

Pedra Azul
Data: 29 de abril (sexta-feira )
Horário: 9h00 às 17h00
Local: Praça Cel. Pacífico Faria. Rua Cassiano Mendes


Com informações do MP de Minas e Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário