terça-feira, 31 de maio de 2011

A bagunça se instalou na política mineira

A bagunça se instalou na política mineira Tudo começou com a saída de Aécio Neves do governo e o fim do namoro deste com Lula.
A partir daí, oposição (em especial, PT-PMDB-PCdoB) afiaram as garras e a situação (em especial, PSDB) começou a se defender.

Trata-se de um aprendizado para as duas partes que por muito tempo não se atacaram de fato. Antes, andaram como siri em termos políticos.
Vejamos, então, o resultado inicial deste aprendizado:

1) Assim que foi anunciado o problema de saúde do senador Itamar Franco, os olhos se voltaram para o Zezé Perrella, seu possível sucessor. A notícia de ontem é que o Ministério Público, através da Promotoria do Patrimônio Público, abriu inquérito para apurar a evolução patrimonial do presidente do Cruzeiro. Zezé Perrella teria adquirido uma fazenda avaliada em 60 milhões de reais em Morada Nova de Minas quando ainda era deputado estadual;

2) A bancada oposicionista na Assembléia Legislativa denunciou que vários ex-prefeitos e ex-vereadores do PSDB foram terceirizados pela CEMIG em ano eleitoral para dirigir o programa Energia Inteligente, do governo estadual, o que poderia uso político de recurso público. Hoje, o deputado tucano João Leite denucnia que 13 petistas também estão inseridos nesta "política";

3) Parte das lideranças do PT municipal, liderados pelo vice-Prefeito Roberto Carvalho, articulam o lançamento de candidatura própria às eleições municipais de Belo Horizonte no próximo ano. Este blog divulgou, ontem, email que estão enviando para petistas da capital. A reação foi ligeira.

O presidente estadual do PT mineiro, deputado Reginaldo Lopes (já perceberam como as legendas são comandadas por deputados?) retrucou, ontem mesmo, afirmando que a decisão não está reservada apenas ao diretório municipal.

Ocorre que recentemente José Dirceu esteve em BH e falou em alto e bom som que o PT vai apoiar a reeleição de Marcio Lacerda.

Vejam a foto publicada na edição desta terça-feira no jornal Hoje em Dia em que Reginaldo e Roberto Carvalho se "confraternizam".

Dá para perceber o sorriso aberto e sincero dos dois?


Publicado pelo cientista político Rudá Ricci, no Blog De esquerda em Esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário