segunda-feira, 30 de maio de 2011

Concurso de Redação mostra a Inconfidência no Vale


Concurso de redação sobre o ciclo do ouro
Cidades do Vale do Jequitinhonha como Diamantina, Serro, Couto Magalhães, Grão Mogol, Minas Novas, Chapada do Norte e Berilo tem muito o que contar
Com a alegre, contagiante e ruidosa participação de quase 3 mil jovens, foi lançado, no dia 17.05, no hall da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o concurso “Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas”, uma parceria com a com a Secretaria de Estado da Educação. Participaram do evento, realizado no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, o Hall das Bandeiras, 2,6 mil alunos de Belo Horizonte e Região Metropolitana e 250 trabalhadores mirins da ALMG. O lançamento foi coroado com o show do cantor mineiro Wilson Sideral, que eletrizou a plateia juvenil.

Dirigido a estudantes regulares dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas de Minas Gerais, o concurso homenageia o tricentenário de Ouro Preto, Mariana e Sabará.

O deputado Dinis Pinheiro, presidente da ALMG, ressaltou que a Assembleia, em momentos relevantes, sempre chamou os jovens a colocarem suas opiniões, citando o Expresso Cidadania, projeto que ganhou repercussão no País ao percorrer o Estado estimulando o voto entre estudantes de 16 e 17 anos.


Ele evocou os participantes a mergulharem na “gloriosa história de Minas” para conhecer mais profundamente o passado. “A história está aí para ser estudada por cada um de vocês e o futuro nos convoca”, incentivou. Para ele, é com o apoio dos jovens que se pode construir o Estado “que sonhamos e desejamos”.

A secretária Ana Lúcia Gazzola considerou que o concurso é grande uma oportunidade para que os jovens talentosos reflitam sobre a importância de cada cidade mineira no ciclo do ouro, à luz da realidade atual. “É um estímulo à formação de valores, ao reconhecimento de nossa história como base para a construção do futuro de Minas Gerais”.

Redações serão entregues até 8 de julho
O objetivo do concurso é fazer com que os estudantes relacionem a história de Minas Gerais com o momento atual das cidades e regiões onde vivem. Poderão participar alunos dos últimos anos do ensino fundamental (da 6ª à 9ª série) e do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais.

Cada estudante poderá participar com apenas uma redação, a ser produzida em sala de aula, sob orientação do professor. Serão consideradas na avaliação a coerência com o tema, a originalidade, a organização das ideias e a correção gramatical, entre outros critérios.

Os autores das melhores redações em cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado, em cada nível de ensino, ganharão um notebook cada, num total de 94 prêmios. Também serão premiados a escola e os professores que orientarem a produção dos textos. Os estudantes vencedores, os professores e os diretores das escolas serão contemplados, ainda, com um passeio turístico a Ouro Preto.

A Secretaria de Estado da Educação enviará às escolas um kit com todas a informações, incluindo o edital.

As escolas terão até 8 de julho para enviar as redações às Superintendências Regionais de Ensino, que farão a seleção das melhores até 10 de agosto. A divulgação da lista final de vencedores está marcada para 1º de setembro e a premiação será em outubro, em data a definir. http://www2.almg.gov.br/hotsites/2011/concurso_redacao/index.html



Cidades do Ciclo do Ouro do Vale

É chegada a hora das escolas das cidades fundadas no século XVIII, entre 1725 até 1815. Cidades como Serro, Diamantina, Couto Magalhães, Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Grão Mogol e Rio Pardo de Minas têm muito o que contar.


A história do ouro passou por aqui, e a Inconfidência Mineira também. Os livros de História das Minas Gerais pouco registram este período no Vale. Parece que só existiu movimento da Inconfidência de Diamantina pra cima, na região de Ouro Preto, Marina, São João Del Rey, Tirandentes e adjacências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário