sábado, 28 de maio de 2011

Fórum da Mulher discute saúde e educação no Vale

Fórum da Mulher do Jequitinhonha

Discussões sobre saúde e educação movimentaram o evento
Por Fabíola Souza
Antônia Aranha, Pró-reitora da UFMG; Suelene Coelho, Programa Saúde da Mulher, UFMG; Maria Alice, da FAOP - Fundação Artística de Ouro Preto; Ama Maria Gomes, professora da UFMG.

O segundo dia do Fórum da Mulher. 20.05.11, na cidade de Jequitinhonha, teve duas mesas temáticas: Cultura e Educação e Geração de Renda e Saúde e Sexualidade. A mesa da manhã, contou com a presença da Pró-Reitora de Graduação, Antônia Aranha, que abordou a educação como formação da mulher no Vale; da professora Ana Maria Gomes da UFMG, que falou sobre as mulheres e os conhecimentos tradicionais e de Suelene Coelho, que apresentou o tema Saúde e Sexualidade.


Durante sua fala, Antônia Aranha falou sobre a importância da valorização do conhecimento popular e também da escola na formação cidadã. Grupo cultural de Itaobim, formado principalmente por mulheres

Segundo a Pró-Reitora, a escola tem que ser inclusiva, um espaço para socialização, convivência e aquisição de conhecimento e valores. Já a professora Ana Maria trouxe para a discussão a importância dos conhecimentos tradicionais como riqueza social brasileira.

"O conhecimento tradicional é um tipo de ciência diferente da pratica da na Universidade. Ele envolve várias formas de aquisição, sendo que cada comunidade tem a sua. Diferentemente do que muitos pensam, o conhecimento tradicional é atual e continua sendo produzido e renovado", explicou.

A saúde da mulher em Minas Gerais foi o principal ponto de exposição de Suelene Coelho. Durante a palestra, a professora falou sobre a importância de exames preventivos e também do bom atendimento médico para que as mulheres tenham uma saúde de qualidade.

Após a mesa, aconteceu um debate sobre as temáticas apresentadas. Entre as propostas levantadas durante a discussão surgiu a demanda da instalação de um Polo de Educação a Distância e a criação de outras unidades do Viva Vida na região.Na parte da tarde, a mesa teve como tema Cultura e Geração de Renda.



Boaventura Soares, do CAV de Turmalina; Ângela Freire, de Araçuaí, presidente da FECAJE; Marizinha, da UFMG; e Irmã Sandra Pinto, da Pastoral do Migrante, de Itinga/Araçuaí.


Participaram da discussão, a representante da FECAJE - Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha, Ângela Gomes Freire, que falou sobre os movimentos culturais no Vale, o representante do CAV Turmalina, Boaventura Soares de Castro que abordou a Participação da mulher na Agricultura Familiar e a Irmã Sandra Pinto de Souza, representante da Pastoral do Migrante que falou sobre a vivência na emigração.

Após a mesa, foi elaborado um documento público, que teve como principais reivindicações a criação de casas de abrigo para mulheres vítimas de violência, criação de alcoólicos anônimos femininos, criação de delegacias da mulher na região e de centros de referência, dentre outras. O documento será entregue para as prefeituras da região.



Plenário do Fórum Mulher, totalmente lotado e belamente representado


O Fórum da Mulher do Jequitinhonha 2011 foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão - Proex, pelo Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, pela Prefeitura Municipal de Jequitinhonha e pela Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP.

A segunda edição do evento acontecerá em Itaobim, que comemora 50 anos, em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário