sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bispo de Araçuaí é eleito presidente da Comissão Episcopal da CNBB

Bispo de Araçuaí é eleito presidente da Comissão Episcopal do Laicato da CNBB

A 49ª Assembléia da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB foi realizada em Aparecida SP, entre os dias 04 e 13 de maio. Durante o encontro Dom Raymundo Damasceno foi eleito o novo presidente da instituição. Ele substitui o arcebispo de Mariana, Dom Lirio Rocha. Durante a assembléia também foram eleitos, os novos presidentes das comissões da CNBB. O bispo de Araçuaí, Dom Severino Clasen, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.
Dom Severino Clasen, Bispo da Diocese de Araçuaí


Durante a 49ª assembléia da CNBB que teve a duração de 10 dias foi realizada a escolha da nova presidência da instituição para o quadriênio 2011 -1015. Também foram eleitos os presidentes das comissões episcopais. Até a aprovação dos nomes o percurso é longo com ampla consulta e discussões dos pontos em questão. As comissões tiveram uma total renovação em seus quadros.

O bispo de Araçuaí foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.
Dom Severino Clasen foi membro da comissão que elaborou as diretrizes para a evangelização aprovadas pelos bispos durante a assembléia. Ele foi eleito com 205 votos do segundo escrutínio. Dom Severino apesar de saber das imensas responsabilidades e desafios do cargo se colocou a disposição para ajudar a igreja em sua missão.
Participaram da assembléia cerca de 300 bispos de todo o país. Estes têm a missão de sustentar o testemunho do povo de deus e fecundar a cidadania. Os bispos, também, são responsáveis pastoralmente, por conduzir centenas de dioceses, paróquias, sacerdotes, religiosos e evangelizadores em milhares de comunidades de fé espalhadas em todo o Brasil.


Para organizar e dinamizar o serviço da igreja foi criada a Conferencia Nacional do Brasil que possui uma presidência e 12 comissões episcopais pastorais que são serviços indispensáveis à missão da igreja, abrangendo diversas realidades como comunicação, juventude, família, missão, serviço da caridade e da justiça, entre outros.

Fonte: TV ARAÇUAÍ, pelo repórter Andre Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário