terça-feira, 31 de maio de 2011

Pedra Azul realiza oficina sobre integração entre Vigilância Sanitária

Pedra Azul realiza oficina sobre integração entre Vigilância Sanitária A Vigilância Sanitária (VISA) e a Regulação da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizaram no dia 26 de maio, uma oficina sobre a importância do cadastro das informações no Sistema de Cadastros de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). O objetivo da oficina foi buscar integrar as ações da VISA e da regulação com relação ao SCNES, para que as informações do sistema sejam mais confiáveis e fidedignas.

Estiveram presentes no evento técnicos do SCNES, coordenadores da VISA e da regulação,
digitadores, fiscais, enfermeiros e farmacêuticos dos municípios de Almenara, Cachoeira de Pajeú, Comercinho, Divisópolis, Itaobim, Itinga, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Mata Verde, Monte Formoso, Palmópolis, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto.

A autoridade sanitária e referência técnica da VISA da GRS Pedra Azul, Renata Alves, explicou de que forma os técnicos municipais podem contribuir para regularizar o banco de dados do SCNES. “Quando a VISA municipal for realizar a inspeção sanitária, ela deverá verificar as instalações físicas, serviços de saúde ofertados, equipamentos e leitos hospitalares existentes, para serem cadastrados no SCNES ou corrigir irregularidades no cadastro”, disse.

Segundo Alves, a falta de conhecimento dos profissionais, a carência de ferramentas para monitoramento das ações municipais e o fato de que as ações estão sendo realizadas de forma desarticuladas, são alguns fatores que tem contribuído para que a participação da VISA no SCNES não seja efetiva. Para que esse problema possa ser superado, Alves aponta que é necessário haver um trabalho contínuo, intersetorial, com ações integradas entre a VISA e a Regulação.



“A vigilância sanitária está realizando as inspeções de rotina, mas os profissionais ainda não estão repassando essas informações para a regulação. Isso significa que as informações sobre os estabelecimentos de saúde não estão sendo cadastradas, como deveriam, no SCNES e isso acaba gerando dados incorretos. A partir de agora, contudo, esperamos que os profissionais da VISA possam se conscientizar e repassar as informações ao setor de regulação que irá fazer o cadastro no SCNES”.

Já a referência técnica do CNES da GRS Pedra Azul, Valdívia Moreira, apresentou a Ficha de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (FCES) e como deve ser o fluxo de informações para alterar os dados no SCNES.


“As alterações nos dados do SCNES são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e pela GRS. É importante ressaltar que o município é integralmente responsável pelo envio dos dados de gestão municipal ao Ministério da Saúde e de que a Regulação da GRS é responsável pelos dados de gestão estadual. Portanto, é necessário que tanto o município quanto a GRS faça a sua parte e cadastre todas as informações no SCNES, porque o Ministério da Saúde só considera como válidos os dados que são informados ao sistema”, alertou.

Allan Campos, da Secretaria Estadual da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário