quarta-feira, 25 de maio de 2011

Prefeitura de Teófilo Otoni e ITER regularizam posse de mais de 400 famílias

Prefeitura de Teófilo Otoni e ITER regularizam posse de mais de 400 famílias A Prefeita Maria José Haueisen Freire esteve na tarde desta segunda-feira, 23.05.11, acompanhada dos secretários municipais no Salão Social do Clube Libanês para a entrega de título de legitimação de posse para aproximadamente 400 famílias da zona rural e urbana de Teófilo Otoni.


O Programa de Regularização Fundiária, por meio da Prefeitura de Teófilo Otoni e do Instituto de Terras do Estado - ITER, tem como objetivo transferir para as famílias posseiras a propriedade legítima dos imóveis ainda não regularizados sejam eles urbanos ou rurais.

Estiveram presentes a Prefeita Maria José, o Secretário de Estado Extraordinária de Regularização Fundiária, Manoel Costa, o Vice-Diretor Geral do Instituto do Estado de Minas Gerais, Luiz Filipe Caram, autoridades sindicais, secretários municipais, vereadores e convidados a receberem os títulos.

O Secretário de Estado Extraordinária de Regularização Fundiária, Manoel Costa, falou da importância da entrega dos títulos aos proprietários de terras.


“Eu não conheço país do mundo desenvolvido, dos 27 países desenvolvidos, todos resolveram suas questões fundiárias, rural e urbana, no século XIV, só um que resolveu isso no século XX, o Japão. Por quê? Você olha para Teófilo Otoni dentro da parte urbana, vê-se um monte de construções, feitas com o suor uma poupança enorme das famílias, que não socorreram um financiamento. Isso é um capital extremamente importante, mas um capital morto, ela não pode usar esse bem construído como garantia para nenhuma outra atividade, ai vem a questão de famílias que têm a posse, mas não tem o seu documento. Então o programa de regularização reconheceu o direito das famílias, entregando o titulo de propriedade, a partir de então eles podem usar esse bem para garantia de um empréstimo, abrir um negocio ou o que bem quiser”, ressaltou Manoel.

A Prefeita Maria José, falou que este era um momento de alegria e esperança para muitas pessoas. “Hoje estão reunidas aqui muitas pessoas que têm uma terra e não podem dizer que são realmente os donos dela. Nós estamos vivenciando uma oportunidade que será boa para vocês que vão receber o título de regularização da sua terra. Então nós estamos aqui hoje para garantir a vocês, através da Secretaria do Estado Extraordinária de Regularização Fundiária, do Governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Teófilo Otoni, o sonhado Título de Posse”, afirmou a prefeita.

O Líder Comunitário do Bairro Serra Verde, Sérgio Vermelli, agradeceu a prefeita Maria José pelo empenho de regularizar a terra das famílias. “Recebendo o título de regularização de posse, os imóveis passam a ter mais valor. O documento garante que você possa permanecer nele, melhorar as condições da casa, fazer os investimentos que precisa. Isto nos dá mais conforto e cidadania. Eu agradeço a Prefeita em nome do nosso bairro, hoje são 40 pessoas do Serra Verde recebendo o seu documento, e deixando de ser devolutos”, disse Sérgio.

(Fonte e foto: Ascom/Prefeitura de Teófilo Otoni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário