quinta-feira, 26 de maio de 2011

Regional de Saúde de Pedra Azul imuniza 85 mil pessoas

Regional de Saúde de Pedra Azul imuniza 85 mil pessoas
25 municípios da região nordeste participaram intensamente da Campanha de Vacinação
Os 25 municípios da região nordeste de Minas que fazem parte da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul imunizaram, até o dia 24 de maio, mais de 85 mil pessoas na Campanha Nacional de Vacinação, que se encerra na próxima sexta-feira, dia 27 de maio.

Desde o início da campanha, o diretor da GRS Pedra Azul, Gregory Fortunato, havia reunido a equipe da epidemiologia e enfatizado que a prioridade da GRS era de atingir a meta da campanha que é de 80%. Para alcançar esse objetivo, a GRS mobilizou os técnicos da epidemiologia para darem apoio técnico-operacional àqueles municípios que apresentassem dificuldades no cumprimento de suas metas.

“Cumprimos a meta com relação à vacinação de crianças e trabalhadores de saúde, mas infelizmente ainda não atingimos a meta de gestantes e idosos, o que comprometeu o resultado final. Enviamos profissionais da GRS para os municípios de Salto da Divisa, Divisa Alegre, Jequitinhonha, Almenara, Jacinto e Mata Verde, principalmente, para ajudarem a vacinar na zona rural, porque é um local de difícil acesso. As chuvas que tivemos nos últimos dias complicaram ainda mais o acesso a esses locais”, explicou o diretor.

Outro fator que dificultou os municípios de atingirem a meta foi o não comparecimento da população aos postos de vacinação. A enfermeira do município de Santa Maria do Salto, Cristina Almeida, informou que os profissionais haviam feito visitas domiciliares à zona rural de carro nas microáreas com maior densidade demográfica e de moto naquelas fazendas mais afastadas.

Segundo ela, o município também realizou visitas domiciliares nas microáreas para atender a demanda de idosos acamados e àqueles que resistiam em não querer a vacina. Apesar do esforço do município, apenas 64,19% da população alvo foi imunizada. “Foi feita divulgação através de carros de som, chamadas na rádio comunitária e faixas.

Tivemos uma dificuldade para atingirmos a meta de 80% devido à recusa de tomar a vacina de alguns idosos e mães de crianças que chegaram a recusar aplicar a vacina no filho, devido boatos da população e da internet que condenavam a vacina”, alertou.

Já em Monte Formoso, onde cerca de 70% da população é residente na zona rural, o município imunizou 85% do público alvo. A enfermeira da Unidade Básica de Saúde Maria Nunes, Darliane Silva, disse que a estratégia utilizada foi a de buscar mobilizar a população da zona rural com antecedência, sendo que a secretaria de saúde realizou parcerias com igrejas para que fossem feitas divulgações sobre a campanha durante a missa e o culto.

Campanha de vacinação
Até o momento os municípios da GRS Pedra Azul já vacinaram aproximadamente 85 mil pessoas (73,43%). A região cumpriu a meta de vacinação com relação às crianças (86,72%) e trabalhadores de saúde (86%). Já a imunização de idosos (74,38%) e gestantes (43,32%) ainda está abaixo do esperado.

Dos 25 municípios da região, seis conseguiram atingir a meta de 80%. São eles: Águas Vermelhas (85,51%), Divisa Alegre (96,54%), Monte Formoso (84,77%), Ponto dos Volantes (84,51%), Rio do Prado (84,49%) e Rubim (84,71%).

Allan Campos da Secretaria Estadual de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário