terça-feira, 28 de junho de 2011

Araçuaí pouco se articula para ter linha aérea

Araçuaí pouco se articula para ter linha aérea
As viagens com vôos regionais para o interior do estado começam a ter preços próximos aos do transporte rodoviário. Em função disso, diversas cidades pleiteiam linhas áreas. Na região dso Vale do Jequitinhonha, as cidades com maiores possibilidades de implantação de linhas são: Almenara, no Baixo Jequitinhonha e Capelinha e Diamantina, no Alto Jequitinhonha.

Voar ficou mais fácil e barato. A concorrência mais forte, a ampliação da malha aérea regional e o aumento do número de passageiros que voam pelo interior do estado levam as companhias aéreas a lançar promoções de passagens com preços menores ou próximos dos praticados pelas empresas de ônibus.


Quem for voar de Belo Horizonte para Montes Claros, por exemplo, paga hoje preços a partir de R$ 79,90.

Araçuaí é o único município do Médio Jequitinhonha que possui aeroporto local . Sua pista tem uma extensão 1200 metros de comprimento x 30 de largura. Ela é asfaltada e sinalizada, mas apresenta desafios para ter uma linha área como iluminação noturna e a necessidade de adaptações técnicas para ser licenciado pela Infraero.


O aeroporto de Araçuaí já recebeu governador do estado, ministros e até mesmo o Presidente da República. A implantação de uma linha aérea atenderia todo o Médio Jequitinhonha.

Uma das razões de não haver número maior de aeroportos aptos a operar no estado é que a responsabilidade pela infra-estrutura é dos municípios. Sem parceiros, as prefeituras nem sempre conseguem disponibilizar recursos, o que segura o avanço da aviação.



No Vale, Araçuaí está na lanterna para conseguir a implantação de linhas áreas. Os municípios de Capelinha e Almenara estão na frente devido a articulação das lideranças microrregionais.

Fonte: TV ARAÇUAÍ, repórter André Sá

Um comentário:

Marcelo disse...

Eu vou me candidatar pra prefeito de Ponto dos Volantes, e isso vai mudar, vai ser uma meta de campanha, me aguardem pessoal

Postar um comentário