segunda-feira, 20 de junho de 2011

ARPA faz movimento pela defesa do Rio Fanado


Minas Novas: ARPA faz movimento pela defesa do rio Fanado


Passeata na quinta-feira, dia 23 de junho
Durante os festejos da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas, deste ano, no dia da Buscada da Santa no Rio Fanado, na quinta-feira, 23/06, a ARPA/MN estará promovendo ato simbólico em defesa do rio Fanado, e em atenção à Campanha da Fraternidade 2011 (Vida e Fraternidade no planeta).



Está programado uma passeata com distribuição de camisas, mudas e material informativo, no intuito de sensibilizar a população sobre a necessidade de todos participarem do processo de proteção e de preservação do Rio Fanado.


Serão distribuídos 100 kits alusivos ao evento.


Então, você que se preocupa com a questão e queira participar do manifesto já está convidado. Confirme sua participação no e-mail da ARPA arpamnovas@yahoo.com.br, para a reserva do seu kit.


Os primeiros 100 apoiadores que forem incluídos na lista terão prioridade.
Maiores detalhes com os membros da Diretoria da ARPA:Daniel Sousa: (33) 91163088; Fernando Fernandes: 91159158; Joseph Anthony: 91150784; Magton Geraldo: 91150374; Marcos José: 91068206; Christian Alecrim: 91057515.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 - “Fraternidade e a vida no planeta”
A criação geme em dores de parto!

______________________________________________
EM DEFESA DO RIO FANADO
Você que recebeu este kit deverá comparecer, vestindo a camisa e com a muda recebida, no dia 23/06 (Buscada da Santa no Rio) às 09 horas na porta da Igreja do Rosário para participar do ato simbólico da ARPA/MN
.
______________________________________________



RIO FANADO - NOSSA MAIOR RIQUEZA

“Junto com a ecologia ambiental e social comparece a ecologia mental. É na mente das pessoas que começam as agressões contra a natureza e a falta de veneração para com a vida e a solidariedade necessária de todos com todos”.


ANGELÂNDIA, CAPELINHA, MINAS NOVAS E TURMALINA!
A UNIÃO FAZ A FORÇA!

Dentre os vários abusos e atrocidades causados ao nosso meio ambiente local, a degradação e quase-fim do Rio Fanado, que abastece com recursos hídricos grande parcela da população da nossa região é a que mais nos preocupa.Irregularidades e arbitrariedades são de todos conhecidas, a população cada dia mais chora pela “perda certa” do seu mais precioso bem natural, e medida alguma de fiscalização e de combate ao egoísmo e omissão dos empreendedores de tais desmandos são tomadas.

Precisamos encarar a realidade, nos despir das facetas enganadoras implantadas em nossa região e dos medos que hodiernamente nos impelem, e tratar de forma séria assunto tão complexo, e que se não encarado de forma urgente e eficiente, daqui a pouco tempo se fará inexistente.
Localizada na área central da Mesorregião do Jequitinhonha, a bacia do rio Fanado está inserida na bacia hidrográfica do rio Araçuaí, principal afluente da margem direita do rio Jequitinhonha. A bacia engloba, parcialmente, os municípios de Capelinha, Turmalina e Minas Novas e, integralmente, o município de Angelândia.


Formado pela junção dos córregos Arrependido e São Benedito, o rio Fanado nasce no município de Angelândia e percorre um trecho de, aproximadamente, 120 km até a sua foz no rio Araçuaí, no município de Minas Novas. Abrange um território de 1.369 km² assim distribuídos: Angelândia que está integralmente na bacia possui 180km², Capelinha possui 564km² na bacia, Turmalina, 61km² e Minas Novas, 564km² .


Há muitos anos, preocupados com os problemas ambientais da região e com a visível redução dos recursos hídricos da bacia, em quantidade e em qualidade, agravados por práticas agrícolas insustentáveis e pelo crescimento das cidades que ali se inserem, foi construída em 2005 a Agenda 21 da bacia do rio Fanado.

Tal estudo consiste numa iniciativa das comunidades dos municípios que compõem a bacia do Fanado. Sob a coordenação da ONG PRÓ-CITTÀ, elas reuniram os governos municipais e a sociedade civil local na implementação inicial de um amplo processo de planejamento voltado para o desenvolvimento sustentável da região.


Um dos produtos/resultados do projeto da Agenda 21 foi um Plano de Ação, construído de forma participativa, no qual se encontra elencada uma série de propostas de atividades essenciais para que se avance no sentido de se construir um futuro melhor para a comunidade do Fanado.


No processo de construção do Plano de Ação, a comunidade do Fanado definiu que a “Recuperação da mata ciliar e proteção das nascentes da bacia do rio Fanado” deveria ser o projeto prioritário da proposta da Agenda 21, aquele para o qual devem concorrer os investimentos e financiamentos orientados para a recuperação ambiental da bacia.

Dada a grande extensão da bacia do rio Fanado e a alta degradação ambiental decorrente do desmatamento, das práticas agrícolas inadequadas e pelo lançamento de esgoto in natura nos cursos d’água, restou constatado que a recuperação da bacia depende de um longo programa de recuperação de matas ciliares e proteção de nascentes, do tratamento do esgoto das cidades inseridas na bacia, do desenvolvimento de ações de educação ambiental e da oferta de alternativas econômicas sustentáveis para os seus moradores.


Mãos à obra pessoal. O caminho é longo e muita coisa deve ser feita.

Participem, preservem, contestem, transformem!!!


Texto postado por Daniel Costa, no Blog Ventos do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário