quinta-feira, 16 de junho de 2011

Coronel Murta: curso de design de jóias prepara jovens para o mercado de trabalho

Coronel Murta: curso de design de jóias prepara jovens para o mercado de trabalho Brinco de diamantes e feldspato bege

Dispostos a disputar o mercado, os alunos do projeto se formam e suprem de uma só vez, duas demandas: a do mercado de trabalho, bastante carente de mão de obra especializada e a dos próprios jovens que passam a ter uma formação diferenciada, antes não imaginada para estudantes de baixa renda e de menor poder aquisitivo.

Nesse gesto de permitir que esses jovens futuros profi ssionais apostem no lado empreendedor de cada um, a Universidade Estadual de Minas Gerais e a prefeitura de Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, imprimem o perfil de formação dos alunos.

PESQUISA
O curso que tem a duração de 6 meses é dividido em duas turmas e ensina a criação de jóias por meio de vários suportes de pesquisa,incluindo o desenho técnico e o manuseio das máquinas usadas para lapidação de pedras, como serras, rebolos, lixadeiras e máquinas de polimento.

“ É a primeira vez que participo do curso. Penso que através dele posso arrumar um emprego na área. Nunca fui influenciado pelo mundo das pedras mas reconheço que o curso vai ajudar a divulgar as riquezas de nossa cidade”, acredita Deoclésio Gildo Oliveira Santos, 18 anos, que à noite trabalha como garçom em uma choperia da cidade.

Já Eunice Miranda Sousa, 16 anos, quer utilizar o curso para entender melhor sobre gemas. Me interesso pela geologia. Temos de quebrar o tabu de que o mercado é só para homens. Estou gostando muito”, comemora a garota.

Uma das expectativas dos alunos é a participação em feiras como a FIPP- Feira Internacional de Pedras Preciosas- realizada todos os anos em Teófi lo Otoni, no mês de julho e a Feira Internacional de São Paulo.

“ Através destas feiras podemos fazer intercâmbios e conhecer outras técnicas de fabricação de jóias”, diz Eunice que espera ver seus anéis enfeitando muitos dedinhos fashion. “O SEBRAE vai servir como peça de apoio para abrir o mercado comercial e o gerenciamento do projeto”, afi rma Amaury Pereira, acrescentando que parte do dinheiro das vendas será revertido para o projeto e a outra parte para os alunos.

O mercado de design de jóias movimenta mais de U$ 2 bilhões de dólares no Brasil, segundo dados do Insituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos. Os principais países consumidores são Estados Unidos, Turquia, Arábia Saudita e China. O Brasil ocupa a 14ª posição.

Romário, Deoclésio e Eunice fazem parte do grupo de 25 jovens matriculados no curso.

Para o funcionamento do curso, a prefeitura restaurou o prédio onde funcionava uma escola que foi desativada. É o conhecido "grupo escolar do Latão", construído na décda de 60, no Governo Magalhães Pinto. Após enchentes de 1979 serviu para abrigar famílias atingidas pelas águas.

Com orientação dos instrutores, alunos aprendem a manusear equipamentos para lapidação de pedras preciosas O projeto inclui pesquisa de tinturas naturais e técnicas para sua utilização a partir do aproveitamento de terras que dão texturas para as peças.

Texto de Sérgio Vasconcelos, do Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário