quinta-feira, 23 de junho de 2011

Coronel Murta: Maquenge assume compromisso de recuperar imóveis

Coronel Murta: Maquenge assume compromisso de recuperar imóveis
A Maquenge Engenharia, empresa responsável por obras de saneamento básico em Coronel Murta , no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, vai recuperar os imóveis da rua Itinga que sofreram danos durante detonação de explosivos para a abertura de uma vala por onde passará a tubulação do esgoto.
Vista parcial de praça e avenida principal de Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha


No dia 26 de maio, foi realizada uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, com moradores, representante da Copasa e Maquenge para discutir o problema. O engenheiro Paulo Sérgio Leite Lara, responsável pela obra e representante da Maquenge garantiu que a empresa vai assumir os danos causados em quatro casas da rua.


“ Infelizmente estes acidentes acontecem em obras como esta. Onde for de responsabilidade da Maquenge nós assumiremos as reformas necessárias ou se for o caso, a indenização em dinheiro”, afirmou o engenheiro.


As obras começaram em setembro. Em documento encaminhado à Câmara, os moradores solicitaram vistoria técnica nos imóveis, compromisso formal da empresa na recuperação dos mesmos, um acordo formal com cada reclamante, além da garantia do acompanhamento das obras.


Durante a audiência pública, o engenheiro Paulo Sérgio Lara, pediu desculpas pelos transtornos, esclarecendo que pelo fato de existir muitas rochas na rua, não há como utilizar outro tipo de explosivos que não seja a dinamite.


“ Fizemos outras ruas na cidade e não tivemos problemas. Estamos há 5 anos na região e fizemos obras importantes como a Estação de Tratamento de Esgotos de Araçuaí e Itaobim e aqui também estamos realizando um trabalho que vai benefi ciar a todos”,
disse o engenheiro.

Os vereadores reconheceram a importância da obra e pediram que as próximas explosões sejam comunicadas à prefeitura, Câmara e moradores para que não tragam outros desconfortos.
Eles solicitaram também o Plano de Fogo da obra.“ A empreiteira não tem poder para fechar uma rua durante os trabalhos mas se forem necessárias outras explosões vamos
fazer as devidas comunicações ”, afirmou Paulo Sérgio Lara.

A Maquenge está realizando a construção de uma elevatória e uma rede interceptora de
esgotos na cidade. Atualmente todo o esgoto de Coronel Murta é despejado nos córregos Santo Antonio e Palmeiras que deságuam no rio Jequitinhonha.


“ Como a obra da rede interceptora ficou mais barata que o projetado, a sobra do dinheiro serviu para fazer a rede de esgoto das ruas Itinga, Ceará e avenida José Ferreira Freire Murta. Estão sendo investidos R$ 75 mil dos R$ 899 mil do total da obra”, explicou Paulo Sérgio.



Texto de Sérgio Vasconcelos da Gazeta de Araçuaí, maio/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário