segunda-feira, 20 de junho de 2011

Desigualdade regional em queda

Desigualdade regional em queda
Mais um dado confirmando a arrancada do país nos últimos dez anos. A folha divulgou, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE, que a desigualdade social entre regiões caiu. Reportagem de Antônio Gois, Pedro Soares e Simon Ducroquet na edição deste domingo mostra que investimentos regionais, Bolsa Família e salário mínimo explicam redução das disparidades na última década.


A comparação da renda média domiciliar per capita em 2000 e 2010 revela, por exemplo, que municípios do Nordeste tiveram os maiores ganhos na renda por pessoa, enquanto cidades paulistas lideram a lista das que menos avançaram na década.

Considerando apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes, entre os 50 que mais avançaram, metade são nordestinos e um paulista (Franco da Rocha).

É interessante como os dados continuam reforçando a imagem do lulismo como ruptura na política republicana, em especial, no período pós-regime militar. Os dados de aprovação de Lula, os dados recentes em que a maioria dos brasileiros desejam a interferência de Lula na gestão Dilma e este dado sobre queda da desigualdade regional corroboram o que já parece um fato e não uma mera interpretação.

O que me assusta é a resistência de assimilação dos editores da grande imprensa e parte considerável dos intelectuais brasileiros. Tentam diminuir os méritos de dois governos que mudaram o rosto do país. Sem dúvida, poderia muito mais. Mas não tem como negar que fez muito mais que o restante da grande maioria dos governos tupiniquins.



Análise do cientista político Rudá Ricci, no Blog De esquerda em esquerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário