sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festa de São João

Festa de São João O São João é uma das festas mais comemoradas no Vale do Jequitinhonha. Porém, as comemorações se dão mais na forma pagã. Tem poucas comunidades que têm ritual religioso em reverência ao santo do dia.

Em todos os municípios há, de uma forma ou de outra, comemoração com uma fogueira, meninos soltando traques e bombas, comidas como pé de moleque, bolo de fubá, broa, biscoito de goma, paçoca, beiju e bebidas como o quentão e o caldo de amendoim.
Costuma-se ainda assar batata doce na fogueira.


A dança da quadrilha faz a maior animação com seus diversos pares, dançando músicas ao som de sanfona, triângulo e zabumba. O som eletrõnico substitui a apresentação dos trios de forró, na maioria dos lugares.


Os locais de danças são cobertos por bandeirolas multicoloridas coladas em barbantes esticados de lado a lado do salão improvisado para a dança.

O casamento caipira, todos os casais são vestidos com roupas remendadas, botinas, dentes cariados ou com falhas. As mulheres com seus vestidos rodados, de chitas, com seus cabelos de trança, em tons debochados do jeito sertanejo de ser.

Mas, o que mais conta é a alegria da criançada e o encontro de amigos e compadres para um bate-papo, uma conversinha ao pé da fogueira, em noite de frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário