sexta-feira, 17 de junho de 2011

Governo de Minas preocupa-se com norte de Minas e esquece Jequitinhonha

Comitê Regional do Norte de Minas realiza sua primeira reunião em Montes Claros
Mais uma vez, Governo de Minas esquece o Vale do Jequitinhonha Agentes do governo estadual que atuam no Norte do Estado e que integram o Comitê Regional do Norte de Minas se reúnem, pela primeira vez, nesta quinta-feira (16), para debater de forma intersetorial indicadores socioeconômicos da região. O encontro dá início à implantação do modelo Gestão para a Cidadania, que prevê a formação do Estado em Rede, com a participação da sociedade civil na definição de prioridades da ação governamental nas regiões de Minas Gerais.

A criação e implantação do comitê, em abril deste ano, foram os primeiros passos para regionalização da administração pública estadual, já que seus membros vão discutir e propor soluções intersetoriais para os problemas regionais, além de identificar as prioridades regionais. Independentemente de sua área de atuação, os membros do comitê vão debater todos os temas.

O encontro de trabalho será aberto por teleconferência pelas secretárias de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, e pela presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), Marilena Chaves, que acompanham o início da reunião de Belo Horizonte.

Em Montes Claros, a reunião conta com a presença do secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Flávio Unes, do subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), André Reis, e do subsecretário de Articulação Política da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Ernani Campos Porto.
Gestão para a Cidadania
A região Norte é a segunda unidade de planejamento do Estado a promover a reunião de seu comitê regional e, junto com a região do Rio Doce, são os primeiros territórios de implantação do 3º Choque de Gestão, em sua fase piloto.


Fonte: Agência de Minas

Comentário:
O Governo de Minas não realiza reuniões deste naipe para discutir as questões estruturais que tanto afligem o Vale como a questão da migração sazonal, a comercialização da agricultura familiar e artesanato, o apoio às manifestações culturais como potencial turístico, a falta de crédito bancário, a ausência da Universidade Estadual, a precaridedade do ensino médio, a inexistência de escolas técnicas.

Mas, dá para entender: o citado Comitê é formado por Secretários e representantes do norte de Minas - como os deputados Gil Pereira, Carlos Pimenta e outros-, não tendo sequer um representante do Vale do Jequitinhonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário