terça-feira, 28 de junho de 2011

Médicos têm incentivo para atuar em regiões pobres

Médico terá abatimento de dívida do FIES se trabalhar em região pobre
Vale do Jequitinhonha pode se beneficiar de medida do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde publicou uma portaria no Diário Oficial que regulamenta o abatimento da dívida do Fies -Fundo de Financiamento Estudantil a médicos que trabalharem em regiões pobres e carentes de profissionais.
A redução será de 1% na dívida a cada mês trabalhado após o primeiro ano. Segundo o MEC - Ministério da Educação, o saldo devedor total poderá ser quitado em cem meses depois deste primeiro ano.
A portaria saiu no dia 14.06. O governo federal ainda vai definir quais regiões serão consideradas prioritárias. A listagem deve sair até o dia 15 de julho. Além disso, o médico precisará ter feito residência em áreas também consideradas de prioridade para o SUS -Sistema Único de Saúde, que também serão definidas no mesmo prazo.
A reportagem acima foi postada pelo atento Bernardo Vieira, no Blog do Jequi


Comentário:

Acredito que os formandos em Medicina, Engenharia, Agronomia e outras profissões, das universidades públicas, estaduais ou federais, deveriam ser obrigados a trabalharem por 3 a 5 anos em regiões economicamente vulneráveis como os Vales do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas.

Seria uma forma de pagamento dos benefícios usufruídos pela gratuidade dos estudos pagos pelos contribuintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário