quarta-feira, 22 de junho de 2011

Regional de Pedra Azul inicia campanha contra Pólio


Regional de Saúde de Pedra Azul inicia Campanha de Vacinação Contra a Pólio A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul promoveu no último sábado, dia 18 de junho, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e triviral (Sarampo, Caxumba e a Rubéola).



O público alvo da campanha da pólio são crianças de 0 a 4 anos, enquanto na campanha da triviral deverão ser vacinadas as crianças da faixa etária de 1 a 6 anos.

Até o momento, os 25 municípios da GRS Pedra Azul já conseguiram imunizar 65,98% e 56,98% do público alvo da campanha da Pólio e da Triviral, respectivamente.

O Coordenador de Epidemiologia da GRS Pedra Azul, Luiz Luedy, informou que durante todo o período da campanha, a equipe da GRS estará dando suporte às demandas dos municípios. “Estamos atentos para orientar os municípios, dando as informações necessárias para campanha e não deixando faltar a vacina para que a população possa ser imunizada”, disse.

No município de Pedra Azul, a vacinação aconteceu nas unidades básicas de saúde e na feira livre, que é o local de maior circulação de pessoas. Como estratégia para mobilizar a população, a secretaria municipal de saúde fez a divulgação do evento por meio da rádio, moto com som, faixas e passeata pelas ruas com a presença de super heróis, como a Mulher Maravilha, Batman, Super Homem, Flash, Mulher Lanterna e o Super Zé Gotinha que convocou a criançada para ser vacinada.

O Coordenador de Vigilância em Saúde de Pedra Azul, Glaubert Souza, ressaltou que o município já traçou sua estratégia para vacinar a população que mora nos locais de difícil acesso.


“Já mobilizamos duas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a equipe do programa municipal “Saúde Rural” para nos ajudarem na vacinação da população que reside na zona rural. Para as localidades de difícil acesso, o programa “Saúde Rural” irá oferecer um carro e apoio técnico e logístico para que possamos atingir a meta”, disse.
No município de Santa Maria do Salto, a mobilização da população que reside na zona rural aconteceu entre os dias 13 e 17 de junho. Os maiores povoados do município, Talismã e Palmeiras, receberam agentes de saúde que utilizaram motos como meio de transporte para ter acesso à população que morava nas localizadas mais distantes.



A enfermeira do município, Cristina Rodrigues, disse que a parceria realizada para divulgar a campanha contribuiu para que o município conseguisse a adesão de uma grande quantidade de crianças imunizadas. “A divulgação antecipada através de faixas, torpedos, informativo municipal, carro de som e avisos nas celebrações das igrejas foi o que mais contribuiu para o êxito do evento”, avaliou.

Ações semelhantes também foram realizadas no município de Ponto dos Volantes, onde as unidades básicas de saúde foram enfeitadas com balões - em comemoração ao São João - e doces foram distribuídos para as crianças. “Também disponibilizamos um carro para que um enfermeiro pudesse realizar a busca ativa em toda a área rural”, afirmou a enfermeira do município, Selene Silva.

Campanha da Poliomielite
Os municípios da GRS Pedra Azul têm como meta imunizar 95% das 21.903 crianças de 0 a 4 anos. Apenas dois dias após o dia D da campanha, já conseguiram atingir a meta os municípios de Bandeira, Comercinho, Medina e Salto da Divisa. Na região, já são 14.452 crianças imunizadas.

Campanha da Triviral
Das 28.675 crianças de 1 a 6 anos que devem comparecer aos locais de vacinação, 16.340 (56,98%) já estão imunizados. Os municípios de Rio do Prado (83,03%), Comercinho (88,84%) e Salto da Divisa (92,13%) são os que mais se aproximaram da meta da campanha até o momento.

Fonte: http://www.saude.mg.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário