quarta-feira, 29 de junho de 2011

UFMG retorna resultados de pesquisa para o povo do Vale


UFMG devolve resultado de pesquisa sobre água de chuva
Seminário em Berilo terá pesquisadores, gestores e pesquisados
A UFMG realiza o Primeiro Seminário de retorno e discussão dos resultados do Projeto de Pesquisa P1MC: uma avaliação epidemiológica, tecnológica e política-institucional,
que ocorrerá nos dias 7 e 8 de julho no Auditório da ARAI, na cidade de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.

A pesquisa foi realizada, durante 2 anos, nas comunidades rurais de Berilo e Chapada do Norte, com famílias que se beneficiam das cisternas para captação de água de chuva.

As atividades a serem realizadas são as seguintes:

Dia 07 de julho – Quinta-feira
- Exposição dos resultados do Projeto de Pesquisa Programa Um Milhão de Cisternas Rurais – P1MC: uma avaliação de suas dimensões político-institucional e da efetividade.
Uende Gomes - UFMG

- Exposição dos resultados do Projeto de Pesquisa Programa Um Milhão de Cisternas Rurais – P1MC: uma avaliação do impacto na saúde.
Jacqueline Fonseca – UFMG

- Formação de grupos que irão discutir e elaborar frases sobre as seguintes dimensões do P1MC: - Impactos na saúde
- Organização política e institucional e efetividade

- Em um quadro será realizada uma Análise DAFO do P1MC. Esta análise será realizada a partir das frases construídas que serão diferenciadas, a partir de um processo de discussão, em três dimensões (impactos na saúde, organização política- institucional e efetividade) e quatro categorias (debilidades, ameaças, fortalezas e oportunidades).

Dia 8 de julho – Sexta-feira
- Exposição das experiências de abastecimento de água por meio da captação de água de chuva no Nepal e na Nicarágua
Laia Domenech e Germana Fajado

- Os resultados da análise DAFO serão reapresentados e reavaliados de acordo com o grau de importância que os participantes atribuem aos aspectos abordados pelas frases.

- Análise e discussão das debilidades e ameaças.
Análise e discussão das fortalezas e oportunidades.
- Sistematização dos resultados e discussão de aspectos centrais.
Logo após cada exposição haverá uma discussão dos resultados sob coordenação da ASA – Articulação do Semiárido.



Comentário:

A equipe de pesquisa da UFMG, coordenada pelo professor João Luiz Pena, mostra com esta atitude que o povo do Vale do Jequitinhonha merece respeito. A verdadeira pesquisa deve ter seus reusltados validados ou não pelos próprios pesquisados. É o saber científico se encontrando com o saber popular. O olhar antropológico e humanista dos pesquisadores é que constrói o saber que serve à população.

Com certeza, as conclusões do Seminário serão de suma importância para a implantação de políticas públicas no serviços de abastecimento de água, e para os movimentos populares que lutam pela água no semiário como os participantes da ASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário