sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vale do Jequitinhonha no Mapa dos Conflitos Ambientais

Vale do Jequitinhonha no Mapa dos Conflitos Ambientais
No dia 10 de junho, o Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (Gesta) da UFMG lançou o Mapa de Conflitos Ambientais de Minas Gerais. A ocupação do cerrado pela cultura do eucalipto é um motivos de conflitos no Vale do Jequitinhonha

Disponibilizado em um site, o Mapa reúne diversas informações sobre mais de 500 casos coletados por todas as regiões do Estado entre 2000 e 2010.

Para cada conflito foi elaborada uma ficha com histórico, atores envolvidos, desfecho, além de fotografias, filmes e outros dados. Segundo a coordenadora do Gesta, professora Andréa Zhouri, o objetivo do site é dar voz ao lado mais fraco dos conflitos, geralmente formado por segmentos vulneráveis da população:

“Como todo mapa, o resultado de nosso trabalho é uma representação. Ele procura dar visibilidade a quem tem menor acesso à informação e à decisão política. São ribeirinhos prejudicados pela mineração, pessoas desalojadas por grandes obras e eventos como a Linha Verde e a Copa do Mundo, moradores de proximidades de lixões como o de Sabará. Grupos que não estão nos mapas oficiais”, destaca a professora.

Os pesquisadores continuam monitorando os conflitos e gerenciando a atualização do portal, mas a intenção, em médio prazo, é entregar o projeto para a gestão de movimentos ambientais e sociais.

Se você quiser conhecer o Mapa e saber um pouco mais sobre sua criação visite o site.
http://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/?pg=apresentacao

Fonte: Polo Jequitinhonha/UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário