quinta-feira, 21 de julho de 2011

Alguns blogs superam os jornais


Alguns blogs superam os jornais
Por Blog do Miro
Li o artigo de Izabela Vasconcelos no portal Comunique-se . Por ele, fui informado de que alguns blogs neste país já ostentam uma penetração maior que muitos jornalões brasileiros.
Os jornalistas Juca Kfouri (UOL), Patrícia Kogut, Fernando Moreira, Ricardo Noblat (de O Globo) e Marcelo Tas (do portal Terra) são citados como exemplos de blogueiros que, em sua maioria, alcançaram uma leitura diária equivalente ou superior à circulação dos dez maiores jornais brasileiros – de tiragens entre 125 mil e 295 mil exemplares diários.

Izabela informa que Patrícia Kogut, que escreve sobre cultura e televisão, já é lida por cinco milhões de leitores por mês mensalmente, com 14 milhões de páginas visualizadas.

Juca Kfouri recebe três milhões de visitantes únicos por mês, ou quase cinco milhões de visualizações de página.

Ricardo Noblat, por sua vez, conseguiu que seu blog de política tenha 257 mil visitantes únicos por mês.

O artigo faz questão afirmar que blogs e jornais/portais não seriam rivais na disputa do leitor, uma vez que os donos de grandes veículos mantêm as páginas líderes de audiência hospedadas em seus sites, como é o caso do UOL/Folha, O Globo e Terra.


Blogueiros independentes
Mas, quero discordar da tese. A grande novidade da blogosfera são, exatamente, os blogueiros independentes, aqueles que estão à margem dos jornalões, que não têm rabo preso com ninguém, a não ser com a própria consciência.

Mês passado conheci dezenas deles que, assim como eu, usam a Internet para veicular opiniões e debater visões de mundo negligenciadas pela mídia, ou a ela contrárias. Esse universo de autores ousou, inclusive, discutir, em Brasília, durante II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, o papel político da mídia tradicional.

Naquela ocasião, durante três dias, blogueiros, militantes de movimentos sociais e representantes do poder público debateram os caminhos e desafios da Internet. E a fantástica experiência de, a despeito da velha imprensa, ser um autor independente na Internet, com uma relação direta com milhares de leitores, sem qualquer mediação.

Como diz o ex-presidente Lula, o papel da blogosfera é ser uma alternativa para que a sociedade formule e veicule suas próprias ideias. Para ele, este é um espaço em que o cidadão pode exercer o seu direito de ser também um formador de opinião pública.

Aproveito, aqui, para retomar as bandeiras defendidas no II Encontro de Blogueiros Progressistas:
- a democratização dos meios de comunicação, um novo marco regulatório no setor e a difusão da internet banda larga no país.

Na blogosfera, além dos blogueiros independentes, o que há de mais importante é o debate que eles propiciam.

Publicado no Blog do Miro, do jornalista Altamiro Borges, presidente do II Encontro de Blogueiros Progressitas, evento realizado em maio passado, em Brasília.

Comentário do Blog
Modéstia à parte, o Blog do Banu é a maior referência de informações do Vale do Jequitinhonha. Estamos chegando, na noite de hoje a 500 mil visualizaçoes em 2 anos e dois meses de atividade.
Tem a média de 2.300 visualizações/dia, ou 66 mil por mês. São mais de 1.000 visitantes diariamente.
A maior característica do Blog é a independência na abordagem dos assuntos, informações atualizadas sobre o Vale, o registro da luta do povo do Jequitinhonha por melhores condições de vida, além da diversidade de assuntos.
Veja registro completo em post, amanhã , sexta-feira, 22.07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário