domingo, 31 de julho de 2011

Almenara e Araçuaí: IFNMG pode ter curso técnico de mineração

Araçuaí: IFNMG quer instalar curso técnico de mineração Lideranças regionais estão se movimentando para formar profissionais para atuarem na exploração de grande riqueza do subsolo do Vale do Jequitinhonha. Fedspato é beneficiado em Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha.




O diretor do IFNMG, campus Araçuaí, Edinaldo Liberato, anunciou no domingo passado, em 24.07o, em evento no Luz da Lua, em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, que a instituição implantará dois novos cursos: um de Técnico em Mineração e outro em Agrimensura.
Variedades de pedras preciosas encontradas no subsolo da região

O curso técnico em Mineralogia foi apresentado devido à grande demanda que existe nos trabalhos de mineração na região. Esta demanda aumentou com o surgimento de uma nova Fronteira Mineral no Vale do Jequitinhonha, na porção territorial do norte de Minas, com a descoberta de minério de ferro em de Grão Mogol, Salinas, Rio Pardo de Minas e outros 18 municípios daquela região. Ametista roxa, raridade encontrada no Jequitinhonha
Há previsão de exploração do minério de ferro por 40 a 50 anos, por grandes empresas mineradoras como a Vale, Votorantin, multinacionais chinesas, do Canadá e outras.
Granito do Vale já beneficiado


A notícia deixou os participantes do evento animados com essa expectativa. Presentes ao evento, o deputado federal Leonardo Monteiro e o estadual André Quintão elogiaram o trabalho da direção do IFNMG e se colocaram à disposição para cobrar do Governo federal na agilização de recursos para melhorar a infra-estrutura do campus de Araçuaí e possibilitar a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade.


Almenara e Baixo Jequitinhonha também querem

O blog do psiquiatra e ex-vice-prefeito de Almenara, Júlio Mares, publica carta do jovem minerador Jairo Guimarães Gomes que faz reivindicação para ser implantado no campus do IFNMG de Almenara curso idêntico ao anunciado em Araçuaí.
Carreta carregada de granito in natura, levando o produto para ser beneficiado no Espírito Santo


O empresário-minerador afirma o seguinte:“Temos grande carência de profissionais deste setor e também de questões ambientais. Nossa região precisa de desenvolvimento. Já foi dado o primeiro passo com estes investimentos em educação, com a instalação do IFNMG. A mineração sustentável também é uma grande saída. As rochas ornamentais daqui são das mais belas e aceitas no mercado internacional. Com o curso em nossa cidade (Almenara) deixaremos de importar mão-de-obra do ramo em outros Estados. O Espírito Santo por sua força neste setor e pioneirismo nesta área vem “colonizando” o Vale e os capixabas levam para lá, para beneficiamento, toda a nossa riqueza mineral.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário