quinta-feira, 28 de julho de 2011

Brasil desperdiça 40% de toda água tratada

Brasil desperdiça 40% de toda água tratadaDescarga e chuveiro são os maiores vilões Medidas simples podem economizar água consumida em casa


Salvar a água, bem natural mais ameaçado do planeta, pode começar dentro do banheiro da sua casa. No Brasil, nada menos que 40% de toda a água consumida nas residências são jogados, literalmente, na privada.



De acordo com estimativas da Copasa, cada seis segundos com o botão da descarga pressionado libera dez litros pelo cano. Em um mês, isso significa que quase 20 mil litros de água tratada vão para o esgoto.

Para tentar reduzir esse consumo, especialistas apontam inovações tecnológicas – algumas delas já disponíveis no mercado – e iniciativas curiosas, como a campanha “Faça xixi no banho”, lançada em 2009 pela organização não-governamental SOS Mata Atlântica.

Em sua defesa, a ONG assegurava que, como o líquido é composto por 95% de água, e que os outros 5% são uma mistura de ureia com sais minerais, a prática não é anti-higiênica e é ecologicamente muito significativa. A campanha, direcionada a crianças e jovens.

Outra medida relativamente simples é fechar as torneiras enquanto se ensaboa ou escova os dentes. Segundo Givanildo de Almeida Cruz, agente sanitário da Copasa na Região Metropolitana de Belo Horizonte e responsável pelas palestras da empresa – especialmente em escolas públicas -,cerca de 80% de todo o consumo de água de uma casa acontece no banheiro. A descarga consome 40% do total. O chuveiro, 30%. A pia, outros 10%.

Em média, um banho de 15 minutos consome 135 litros de água, com pequenas variações de acordo com a rede de abastecimento da casa ou modelo de chuveiro. Se esse mesmo banho acontecer em 8 minutos, e se o consumidor fechar a torneira enquanto se ensaboa, o consumo cai para 45 litros. “É uma economia enorme, com medidas muito simples”, destaca.

Outro ponto destacado pelo educador é a prática de lavar calçadas e carros com mangueiras ligadas o tempo todo. “Este desperdício é simplesmente um absurdo. É jogar fora o trabalho de toda uma rede. As pessoas usam as mangueiras como vassouras, isso em Minas e no Brasil. Em determinados países, essa prática seria impensável”, destaca. “Só com educação, poderemos convencer as próximas gerações sobre como economizar”.



Orientações da COPASA MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário