segunda-feira, 18 de julho de 2011

Capelinha: Galpão Cultural tem apresentação do violeiro Osmar Lins

Capelinha: Galpão Cultural tem apresentação do violeiro Osmar Lins


Artista de Minas Novas vem se destacando no cenário musical da região

Depois de uma bela e animadíssima apresentação da Banda Odilara, com um repertório repelto de muito samba, o Galpão Cultural começa a sua segunda noite recebendo o Grupo de Capoeira Adahum, da cidade de Capelinha, apresentando uma coreografia denominada “Puxada de Rede”. Além disso, a tradicional Feira de Artesanato e o barzinho começam a funcionar a partir das oito horas da noite.

As apresnetaçoes musicais do domingo tiveram a presença do violeiro minasnovense Osmar Lins e, encerrando a programação da noite, o músico capelinhense Rodrigo Pires.

QUEM É OSMAR LINS


Osmar Lins com o ídolo Almir Sater

Osmar Lins é da vizinha cidade de Minas Novas e desponta como um dos grandes violeiros da nova safra de artistas do Vale do Jequitinhonha. Assisti ao seu show na Festa do Rosário deste ano, em Minas Novas, e ouvi Rubinho do Vale fazer ter altos elogios à sua performance.
Na foto acima, o artista do Vale tocou no mesmo palco onde se apresentou Almir Sater, logo após o encerramento do show do consagrado artista brasileiro. Marcos Soier, Didi Ferreira, Rubinho do Vale, Tadeu Oliveira e Osmar Lins

Osmar Lins, também conhecido como Mazim, iniciou-se muito novo nesse ofício de músico. Aos 15 anos, já participava de apresentações ao violão, acompanhando o saudoso Maestro Canutinho, o historiador Álvaro Freire entre outros grandes músicos da velha guarda minasnovense.

Ainda denominado de Mazim, participou de diversas bandas como guitarrista, com destaque para a Banda The Brilhant Boys, tocando diversos estilos musicais. Aos 20 anos começou a cantar, compor e participar dos festivais de música da região.

Sua inspiração para compor surge a todo o momento. Um grande exemplo que ele aproveitou com carinho foi uma história contada pela sua mãe sobre a rua onde mora. Da história surgiu a música Samba na Rua do Ouro, que versa sobre a cultura do povo de Minas Novas de, após chuvas torrenciais, procurar pedras de ouro que trazidas pelas enxurradas.

Aos 25 anos Osmar Lins se interessou pela viola caipira. Em 2005, venceu o primeiro festival promovido pela Rádio Bom Sucesso com a música ‘Um violeiro Toca’, de Almir Sater. Pariticipou do 23º Festur, em Turmalina defendend a música Cicatriz, ficando em 7º lugar.



Em 2009, classificou-se entre os dez finalistas do 27º Festival na cidade de Grão Mogol, com a música Canto do Passarinho, de composição própria.



No ano passado, ficou com o 1º lugar no 28º Festivale, na cidade de Padre Paraíso, apresentando a música de sua autoria Bicho Voador, canção que traz em sua letra relatos sobre o meio ambiente, sentimentos e um belo arranjo de viola.


Em 2010, apresentou no Jequitibar, em Belo Horizonte, no Projeto Quintas da Viola.

Osmar Lins vem acompanhado dos músicos Didi Ferreira (percussão) e Marcos Soier (violão e Segunda Voz).

Fonte: http://cantaminas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário