sábado, 23 de julho de 2011

Itinga: 20º Encontro da Associação das Mulheres Organizadas do Vale

Itinga: 20º Encontro da Associação das Mulheres Organizadas do Vale
20º Encontro da Associação das Mulheres Organizadas do Vale do Jequitinhonha - AMOVALE
No dia 29 de maio, aconteceu o 20º encontro da Associação das Mulheres Organizadas do Vale do Jequitinhonha (AMOVAJE), na cidade de Itinga, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.


O encontro foi apoiado pela Pastoral dos Migrantes, Diocese de Araçuaí e Comissão Pastoral da Terra. Contou com a participação de mais de 200 pessoas entre mulheres, crianças, adolescentes e homens, representantes dos municípios de Araçuaí, Chapada do Norte, Novo Cruzeiro, Itaobim, Padre Paraíso e Itinga. Gênero, produção e violência contra a mulher foram os temas das oficinas.

A oficina de produção foi assessorada por Luziete da CPT (Comissão Pastoral da Terra) onde ela apresentou o programa nacional de alimentação escolar (PNAE), que garante, por meio de transferência de recursos financeiros, a alimentação de todos os alunos de toda a educação básica. A oficina foi bastante participativa, possibilitando a todos tirarem suas dúvidas a respeito do programa. Ainda nessa oficina, falou-se sobre o uso de sementes crioulas e da sua importância na manutenção da biodiversidade.


A segunda oficina foi dedicada aos temas gênero e patriarcado, gênero e políticas públicas, gênero e migração, assessorada por Carlinhos e Iaurea, que levaram reflexões sobre o papel social das mulheres quanto às questões de gênero e suas desigualdades. Criou-se várias oportunidades para os participantes opinarem sobre os temas.


A terceira oficina, assessorada por Solange, levantou a polemica sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres. A violência que ocorre nas ruas, em casa e nas escolas, no campo, na migração.


Posterior às oficinas foi servido o almoço comunitário. No final da tarde os grupos de cada município fizeram sua apresentação cultural com muita alegria e festa, abrindo espaços para que todos pudessem se expressar. Nas apresentações, trouxeram o batuque, a importância da água, o papel da AMOVAJE e as questões indígenas.

Fonte: Diocese de Araçuaí e Blog do Jequi

Um comentário:

Itamar Rodrigues disse...

uai, Banú, mano velho, há quanto tempo!
veja meu link:::::::::: http://pastoraldomigrante.aracuai.net/?p=182



aquele abraço,
Itamar Rodrigues

Postar um comentário