sábado, 30 de julho de 2011

Jequitinhonha: Quinta e sexta agitadas no Festivale

Jequitinhonha: Quinta e sexta agitadas no Festivale

O Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha vai chegando ao fim, mas com programações que prometem trazer muita animação.
O 29º Festivale vem se organizando na cidade de Jequitinhonha, no nordeste de Minas, entre os dias 24 e 30 de julho.

O quinto dia do Festivale trouxe muita música e uma mostra da tradição popular do povo do Vale. Durante a manhã, os oficineiros se ocuparam com as atividades e produções das oficinas ministradas ao longo da semana e, os visitantes se revezavam diante das bancas da Feira de Artesanato.

O fim de tarde foi surpreendente. Uma das novidades deste ano foi a Batalha de Balões d'água organizada pela Assessoria de Comunicação Colaborativa do Festivale. O evento reuniu mais de cem pessoas e teve por objetivo chamar a atenção de todos para o rio Jequitinhonha.

No início da noite, o Grupo de Salto da Divisa trouxe para a Praça de Eventos um pouco de sua tradicional festa do Boi Duro. O boi e personagens como o Caçador, a Mulinha de Ouro, Maria Manteiga e o Pai da Mata se misturaram a multidão e envolveram a todos na dança.

A programação da noite começou com o músico Tadeu Franco que trouxe músicas de sua autoria e de outros cantores brasileiros consagrados, como Raul Seixas e Roberto Carlos. Na sequência aconteceu a abertura do Festival de Música Eustáquio Sena. O concurso musical vai até sábado.

Dez artistas se apresentaram na quinta-feira a noite e outros dez vão se apresentar nesta sexta. Dos vinte músicos, dez serão selecionados para se apresentarem novamente no sábado quando serão premiados o melhor intérprete, a melhor música e o melhor arranjo.

Nesta sexta-feira, além das oficinas e da Feira de Artesanato que seguem com suas atividades, haverá no final da tarde a Mostra Cultural Popular Dona Elza Có e Boi Janeiro. A artesã Elza Có é de Jequitinhonha e está à frente da Festa do Boi Janeiro há oito anos. Ela conta que a festa tem quase duzentos anos e foi trazida para a cidade por um de seus fundadores, Olinto Barretão. “A alegria de Jequitinhonha é o Boi. Como eu gosto da cultura, gosto de estar a frente de tudo”, conta. A noite, após o Festival de música, a cantora Dani Morais agita a Praça de Eventos.

A 29º edição do Festivale vai chegando ao fim. Outros detalhes do evento estão disponíveis no site do Festivale: www.festivale.com.br.

Com Assessoria de Comunicação Colaborativa do Festivale

Nenhum comentário:

Postar um comentário