quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pequi faz bem pro estômago e para a saúde, diz UNB

Pequi faz bem para o estômago e para a saúde, diz UNB
Uma pesquisa realizada pela UNB - Universidade de Brasília coprovou que o óleo extraído do pequi faz muito bem para a saúde, podendo ser usado até mesmo no combate a doenças cardíacas.

O Pequi é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto, embora muito utilizado na cozinha nordestina, em Goiás , Mato Grosso e norte de Minas Gerais, é considerado tipicamente goiano.

Dele é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz, frango e carne de sol. Seu caroço é dotado de muitos espinhos. Por isso, seu caroço é roído, retirando a gostosa polpa do pequi. Se morder, os pequenos espinhos avermelhados, espalhados em toda a sua crosta e debaixo da polpa, penetram na gengiva.

O que não se sabia além do valor culinário era que o pequi podia ser usado na medicina. Os pesquisadores descobriram que existem componentes com propriedades anti-oxidante e contra o stress no fruto.


Há diversos usos medicinais do fruto do pequi conhecido pelos curandeiros e geraizeiros, ainda pouco estudado pela ciência. Voltaremos a este tema da sabedoria popular em outro post.


Com informações do Radar do Vale e UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário