quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ponte sobre o rio Araçuaí precisa de reparos, diz especialista do DER

Ponte sobre o rio Araçuaí precisa de reparos, diz especialista do DER
A ponte sobre o rio Araçuaí, em Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, vai precisar de reparos. A informação foi dada na manhã de 27 de julho pelo engenheiro Wagner Antonio Gonçalves da Silva, da Gerência de Pontes e Estruturas do DER ( Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais).

Ponte sobre o rio Araçuaí na BR-367 liga Araçuaí e região à Rio Bahia

Ele está em Araçuaí para uma inspeção preventiva da ponte. “ Recebemos um comunicado de um pescador avisando que tinha muitas ferragens expostas. Solicitamos então esta inspeção”, disse o engenheiro-chefe do DER em Araçuaí, Marco Antonio de Lima, que acompanhou a operação.


A inspeção contou com apoio de uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni. Eles realizaram vários mergulhos para checar as condições dos 4 pilares da ponte que possuem cerca de 4 metros de profundidade. “ Utilizamos equipamentos adequados para a realização dos serviços. Descemos até as fundações onde é mais difícil avaliar as condições estruturais”, disse o Sargento Laureano Campos, do Corpo de Bombeiros.

“ Vamos recomendar manutenções preventivas na fundação. Deverá ser feito um complemento de concreto na região onde o rio já lavou parte do solo. Vamos avaliar as filmagens que fizemos. A partir daí vamos fazer o projeto para as devidas recuperações. O projeto será encaminhado à Gerência de Pontes e Estrutura do DER”, garantiu o engenheiro Wagner Antonio Gonçalves. Ele garantiu que nas condições atuais a ponte não oferece risco.

A construção da ponte sobre o rio Araçuaí em Araçuaí, teve início em 1952 e concluída em 1954. Após as enchentes de 1979 ele passou por reparos.


Fonte: Gazeta de Araçuaí, com fotos e texto de Sérgio Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário