sábado, 30 de julho de 2011

Teófilo Otoni realiza II Conferência Municipal do Idoso

Teófilo Otoni realiza II Conferência Municipal do Idoso
Evento tem como tema “O compromisso de todos por um envelhecimento digno"
A Prefeitura de Teófilo Otôni, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizaram nesta quarta-feira, 27.07, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa , na quadra da FENORD.

O tema proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso em 2011 foi “O compromisso de todos por um envelhecimento digno”. O objetivo foi promover uma ampla reflexão, definir as propostas a serem encaminhadas, discutir outros temas de interesse da população idosa do Estado de Minas Gerais e eleger delegados que participarão da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

A diretora do Conselho Municipal do Idoso, Edna Chaves, disse que é preciso reconhecer que o idoso é um cidadão que tem direitos, e que ele mesmo pode e deve lutar por eles. “Os idosos precisam se organizar para mobilizar a sociedade para suas idéias, influenciar a agenda do governo e indicar as suas prioridades” – afirmou.

A médica especialista em Geriatria, Ana Flávia Ribeiro, falou da importância da conferência para a população idosa. “Este é mais um marco na consolidação das questões relacionadas com o idoso. No Conselho Municipal do Idoso, do qual tenho participado, nós estamos tentando com conferências, fóruns e cursos conscientizar a população teofilotonense quanto às questões relacionadas ao idoso, e colocar isto na pauta do dia, seja nas escolas, seja dentro da nossa sociedade como um todo” – ressaltou.

Em discurso, o secretário de Indústria e Comércio, Bruno Balarini, falou do projeto “Mais Útil”, do pacote “Mais Mucuri”, que visa ao incentivo fiscal para empresas prestadoras de serviço que tiverem no seu quadro de trabalho 20% de idosos. “O objetivo e inserir o idoso no mercado de trabalho, compreendendo que ele já é um profissional experimentando, tem um caminho maior de trabalho, tem mais a contribuir, mais experiência; enfim, ele é mais útil no mercado de trabalho” - asseverou. E concluiu que a realidade do idoso muitas das vezes é de sustentar a família; a aposentadoria não dá, e ele tem que manter os filhos e os netos.

O vice-prefeito Antônio Walter do Amaral ressaltou a importância da participação de muitos idosos nesta conferência: “São os idosos que devem discutir e apresentar propostas para políticas voltadas para eles. Aqui, vejo vários idosos, representantes de entidades; estão todos de parabéns por virem buscar seus direitos e saber dos deveres também.”

A prefeita Maria José encerrou a primeira parte da conferência pela manhã, e disse ao público que este é um ato democrático, que deve propor avanços para a consolidação das políticas públicas e a conquista do envelhecimento com dignidade em no país.


Com informações da Prefeitura de Teófilo Otoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário