sábado, 27 de agosto de 2011

Araçuaí: Integração Campo e Cidade é o tema do desfile em comemoração aos 140 anos de história

Araçuaí: Integração Campo e Cidade é o tema do desfile em comemoração aos 140 anos de história
Vista parcial da cidade de Araçuaí que comemora 140 anos. Integração Campo e Cidade será tema de desfile comemorativo. Rio Araçuaí e a cidade ao fundo.
Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, comemora no dia 21 de setembro, 140 anos de emancipação. O tradicional desfile deste ano será feito por 39 escolas do município que escolheram o tema “ Integração Campo e Cidade” que foi dividido em cinco blocos: Espaço e ocupação; espaço agrário; espaço urbano; desintegração e integração.


Não participarão do desfile, o CESU ( Centro de Ensino Supletivo) devido a dificuldade de reunir os alunos, a escola Estadual José dos Santos Neiva, que não mandou representante para as reuniões convocadas pela Secretaria de Educação, o EJA ( Educação Jovem Adulto) e o Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNM) devido à greve dos professores e a Ação Social Santo Antonio.

O desfile será puxado pelos agentes penitenciários que levarão as bandeiras do Estado, município e da União.

“ O tema foi escolhido de forma democrática após reuniões com os representantes das escolas e entidades que estão participando da organização da festa. Foram feitas várias sugestões como literatura, história do Colégio Nazareth, ações para um mundo melhor, sustentabilidade e meio ambiente, paz social e inclusão. Prevaleceu a opinião da maioria. Apesar de termos a iniciativa de organizar a festa, não impomos nenhum tema”, disse Magda Amaral Tanure, da Secretaria Municipal de Educação.

Dentro dos subtemas estão a história dos imigrantes europeus, o tempo dos coronéis, a cultura da cana, a religiosidade no campo, as quadrilhas juninas, povoados, distritos e comunidades, as festas urbanas, a seca, a poluição cujos efeitos afetam o campo e a cidade, a feira de Araçuaí, entre outros.

O desfile começa pela manhã e vai percorrer as principais ruas do centro da cidade, passando pela Dom Serafim.


Da Gazeta de Araçuaí, por Sérgio Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário