sábado, 27 de agosto de 2011

Araçuaí: povo cobra saneamento básico na cidade

Araçuaí: povo cobra saneamento básico na cidade
Problemas ambientais como poluição dos rios preocupam moradores
A InterTV realizou reportagem sobre as questões ambientais da cidade de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.
A reportagem mostra que a população convive com sérios problemas ambientais e urbanos. O principal deles é a poluição dos rios, por falta de tratamento do esgoto da cidade.

O caso se torna ainda mais grave na época de estiagem, o calor colabora com a reprodução das Cianobactérias, com uma produção intensa de pernilongos, ou muriçocas, como são chamados. Só durante os meses de chuva a situação melhora. No entanto, o tempo das águas, que deveria ajudar a região, causa transtornos para algumas áreas da cidade. No bairro Canoeiros, por exemplo, praticamente todas as casas tem proteção nas portas contra a enchente. Essa é a única forma de evitar perdas.

Por meio de nota, a Copasa informou que a estação de tratamento de esgoto de Araçuaí deve iniciar operação a partir de do mês de setembro. Foi informado também que existem lançamentos clandestinos de esgoto no rio e as redes da empresa já estão todas ligadas à estação. A Copasa informou que 60% dos resíduos já são tratados.

Sobre o Matadouro Municipal, a Prefeitura de Araçuaí informou que existe um caminhão-tanque que diariamente recolhe todos os dejetos que são levados para o Aterro Sanitário. A água utilizada na limpeza final escorre para o rio. Foi informado ainda que não são jogados na região restos dos abates, como denunciou uma moradora. A Vigilância Sanitária vai investigar esta informação.
Em relação às ruas sem pavimento, a prefeitura informou que vai iniciar um programa de calçamentos nos bairros são Geraldo, Vila Magnólia e Boa Vista de Cima, mas não citou o que será feito nos bairros São Jorge e Itatiaia, citados na reportagem.

Para assistir o Vídeo sobre a reportagem acima, vá ao endereço:
http://intertvonline.globo.com/mg/noticias.php?id=14483

Fonte: InterTV online, via Blog do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário