quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Berilo: Livro "GERAES, a realidade do Jequitinhonha" será lançado hoje

Berilo: Livro "GERAES, a realidade do Jequitinhonha" será lançado hoje
Nesta quinta-feira, 11.08, às 19 horas, no Clube SAB

O livro "Geraes, a realidade do Jequitinhonha" será lançado nesta quinta-feira, 11.08, no Clube local, no centro da cidade de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas. Livro "GERAES, a realidade do Jequitinhonha" será doado às escolas, biblioteca municipal e entidades presentes
O conteúdo do livro é formado por reportagens e artigos publicados nas edições do jornal GERAES que circulou no Vale do Jequitinhonha, de 1978 a 1985. Lá o leitor encontrará registros como a luta pela terra dos posseiros do Cardoso contra a grileira empresa Cavalinho, o apoio e formação do Sindicato de Trabalhadores Rurais, o artesanato de tecelagem de Roça Grande, a enchente de 1979 e o impacto da tragédia na vida do povo pobre de Berilo, Araçuaí e outras cidades.


No evento da noite, estarão presentes os fundadores do jornal GERAES, o economista Aurélio Silby, o jornalista George Abner e Tadeu Martins, engenheiro, professor, poeta e contador de casos. Eles também são os precursosres do Festivale, maior evento de cultura popular de Minas Gerais.
Eles darão depoimento sobre a cultura do Vale e ouvirão depoimentos sobre a cultura e história de Berilo.
Uma edição especial do jornal GERAES foi publicada sobre a realidade atual do Jequitinhonha
Serão exibidos videos sobre as Lavadeiras do Caititu e da Viação Cipó, video da TV Alterosa, que aborda a história, a cultura de Berilo, a cultura do abacaxi, receita de pequi com arroz, Lelivéldia, Escola de Tabuleiro, comunidades negras, o rio Araçuaí, produção de rapadura, o artesanato de tecelagem e muito mais.

Cada escola e instituição receberá um exemplar do livro.
Não deixe de comparecer!


Entrevista coletiva na Rádio Arai FM, às 15 horas. Assistam! Debate sobre a "Cultura do Jequitinhonha".


Faça a conecxão:http://www.radioaraifm.com.br/


Leia mais sobre o livro e o registro do lançamento em Turmalin, na última terça-feira, 09.08, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais:
blogdobanu.blogspot.com.livro-geraes-turmalina
O livro será lançado em 10 cidades do Vale: Diamantina, Turmalina, Minas Novas, Berilo, Virgem da Lapa, Araçuaí, Rubim, Almenara, Jequitinhonha e Itaobim. Veja aqui a programação completa:
blogdobanu.blogspot.com.livro-geraes.cidades.programadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário