domingo, 21 de agosto de 2011

Capelinha: Câmara Municipal vai fazer movimento contra a Copasa

Capelinha: Câmara Municipal vai fazer movimento contra a Copasa Nós do MMC - Movimento Muda Capelinha ficamos muito satisfeitos em receber essa notícia. Consideramos um grande avanço para a democracia capelinhense atitudes como estas, onde o Legislativo convoca o povo para se manifestar em repúdio aos serviços da Companhia de Abastecimento e Saneamento - Copasa para reivindicar qualidade nos serviços prestados.

Louvável tal atitude! Na maioria das vezes, somente por meio de manifestações é possível conseguir atenção para algum problema específico, é a força do coletivo. Se cada cidadão se manifesta separadamente, a reivindicação não se valida, pois soa como um problema particular.


Este tem sido o trabalho do MMC, Associação dos Moradores do Bairro Aparecida, sindicatos e outros. Buscamos levar ao conhecimento da população a importância da participação popular nos assuntos públicos.
Afinal, repetimos mais uma vez: "Todo poder emana do povo!" (Art. 1 Constituição Federal).

Nosso Movimento tem como objetivo fazer com que o "poder decisório" se desloque para o povo, assim como prevê nossa Constituição. Isso não significa que desconsideremos o âmbito representativo (prefeito, vereadores, deputados,etc), mas quando se une sociedade civil e o governo o trabalho é muito mais abrangente e efetivo.

Agora, a questão é: Como trabalhar com o povo? Primeiramente, tal ação ação deve partir do Executivo e Legislativo. Uma proposta inicial seria a de promover constantes cursos de capacitação à população para atuar nos Conselhos Gestores. Cada Conselho fica responsável por capacitar seus conselheiros. As políticas no Brasil funcionam de modo complexo e é preciso a constante capacitação a todos. Na maioria das vezes, até os próprios secretários acumulam muitas dúvidas em torno dos critérios para o funcionamento das políticas de saúde, educação, assistência, etc., com a sociedade civil deve-se ter ainda mais atenção.

É preciso também que Executivo e Legislativo acatem as reivindicações das Associações e sindicatos, pois são demandas que vêm do povo, e em nenhum momento, desconsiderá-las ou deixar de reconhecer a importância desses movimentos.

Uma administração existe, para que decida junto com o povo o que fazer com o dinheiro público, isso não é função somente do Executivo ou Legislativo!


O povo é o principal protagonista desta história. Mas para que isso aconteça é necessário a organização. É muito importante que cada bairro de Capelinha funde uma Associação para reunir demandas e apresentá-las ao Legislativo e Executivo, ao contrário, vamos ter que "torcer" para que o prefeito ou algum dos vereadores se "sensibilize" com nossas necessidades.


A cidade é muito grande para que dez pessoas consigam enxegar as necessidades do povo, por isso é importante a participação de todos por meio dos coletivos.

Uma lição que devemos aprender é o fato de distinguir a 'pequena' política da 'grande política'. A 'pequena política' é aquela do 'fundo da cozinha', que fala mal do outro e desqualifica, que procura obter vantagem pessoal, que não pensa no coletivo, esta não leva a lugar nenhum, só ajuda a retroceder ainda mais a ética e a democracia.



Já a 'grande política' é aquela que trata do coletivo, que discute problemas na estrutura municipal, que procura captar recursos extras do Governo, que é transparente, enfim, que busca o bem estar de todo povo, pois entende que a qualidade de vida depende da felicidade coletiva.

Na maioria das cidades desenvolvidas, o segredo de seus desenvolvimentos, muitas vezes, não é devido às boas ou más administrações, mas sim pela participação ativa do povo nos negócios públicos, onde Executivo, Legislativo e sociedade civil trabalham juntos, expandindo a discussão de projetos a toda a cidade de maneira democrática e transparente. Que novos tempos venham!

Confira aqui a notícia:
A Câmara Municipal de Capelinha informa à população que nos próximos dias vai começar um grande movimento contra os descasos e a falta de compromisso da COPASA com os consumidores e com a cidade. Falta de água nas casas, paralisação das obras da rede de esgoto, captação de água do rio Itamarandiba e cobrança da taxa de esgoto antes da construção da Estação de Tratamento.


É hora de Capelinha juntar as forças e exigir que a COPASA trate a população com respeito e dignidade. A Câmara Municipal de Capelinha realizará uma reunião com representantes de órgãos, entidades, instituições e lideranças para definição das estratégias do movimento.

Aguarde e participe!
Texto do Movimento Muda Capelinha, no seu Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário