quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Janaúba e Unaí vão ganhar campus da UFVJM

Janaúba e Unaí vão ganhar campus da UFVJM
Minas Gerais é um dos estados beneficiados pelo plano de expansão do ensino superior, lançado pelo governo federal
Luiz Ribeiro - no Estado de Minas, em 17.08.2011 às 12:03
Janaúba (Norte de Minas) e Unaí (Noroeste do estado) vão ganhar campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM). As duas cidades estão incluídas na terceira etapa do plano de expansão do ensino superior e de educação tecnológica, anunciada, terça-feira, pela presidente Dilma Rousseff, em solenidade no Palácio do Planalto. Haverá a criação de quatro novas universidades federais (no Pará, Bahia e no Ceará), a abertura de 47 novos campi universitários e de 208 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica no país. Seis novos Ifets serão abertos em Minas.

As novas unidades de ensino superior e da educação profissional e tecnológica deverão entrar em funcionamento, quando deverá ser concluída a terceira fase do plano de expansão. Até lá, de acordo com a presidente Dilma, a meta é a abertura de 250 mil vagas de ingresso nas universidades federais e de 600 mil matrículas nos Ifets.

A chegada da universidade federal foi muito festejada em Unaí (74,5 mil habitantes) e Janaúba (65,4 mil moradores), cidades que se destacam na produção agrícola, em franco crescimento. O município do Noroeste do estado ganha notoriedade como grande produtor de grãos e de leite. A cidade do Norte de Minas tem grande produção de banana e de outras frutas, por conta do projeto de irrigação do Gorutuba.

“Recebemos um verdadeiro prêmio. Entramos no grupo seleto das cidades que contam com universidades federais”, comemora o prefeito de Unaí, Antério Mânica (PSDB), que participou da solenidade em Brasília. Ele disse que o empresariado local também está entusiasmado e já ofereceu dois terrenos a serem doados à prefeitura para a construção do futuro campus.



Os cursos que vão funcionar em Unaí ainda será motivo de discussão com a comunidade, mas Mânica lembra que devem ser cursos voltados para o setor agropecuário. Por sua vez, o professor Romualdo Neiva Gonzaga, que já atua em uma instituição particular em Unaí, disse que a perspectiva é que venham ser criados cursos da área de saúde, como medicina, odontologia e pscologia. “A presença do campus de uma universidade federal vai dar um novo impulso ao desenvolvimento de Unaí”, acredita Gonzaga.

O presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, acredita que a implantação do campus da UFVJM vaie estimular ainda mais o crescimento da cidade, que já desponta como um polo de 16 municípios da microrregião da Serra Geral de Minas. “Com certeza, Janaúba vai alcançar um outro estágio de progresso com melhor qualificação profissional”, avalia José Aparecido.



Segundo ele, deverão ser criados cursos de ciências agrárias, embora a cidade já tenha cursos desse setor, oferecidos pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que já tem campus em Janaúba. A Unimontes também mantém unidade em Unaí, onde são oferecidos os cursos de Biologia e Letras.

O Ministério da Educação também anunciou que até o final de 2012, deverá concluir a implantação de 20 unidades, criadas por 12 universidades federais fora de suas sedes. Três delas serão instaladas em Minas Gerais: a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá um polo em Governador Valadares (Leste) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai criar cursos também em Monte Carmelo e Patos de Minas (Alto Paranaíba).



Comentário:

Esta decisão do Ministério da Educação já gerou uma verdadeira revolta entre estudantes e professores da UFVJM, nos movimentos sociais e nas redes sociais (blogs, twiter, sites, facebook).

Um abaixo-assinado eletrônico deve circulr ainda hoje em protesto contra os campi em Janaúba e Unaí e a favor de cidades do Vale como Minas Novas/Capelinha, Araçuaí/Itaobim e Almenara/Jequitinhonha/Pedra Azul.

Um comentário:

Luiz Felipe M. Souza disse...

Caros,

sou de Janaúba, vejo que a abertura de um campi aqui seria algo de extrema importância. Não sei como algumas pessoas tentam privar a chegada do conhecimento a todos. Sei que Janaúba não se encontra nem no Mucuri e nem no Jequitionha, mas sim no norte, onde as necessidades são semelhantes, onde o descaso de muito tem feito essas ações e retirado de nós o desenvolvimento que estamos passando. Além de seca, que muito só conseguem encherga ao falar NORTE, temos prospecção de futuro, de desenvolvimento. Então, não sejam mesquinhos de tirar um sonho que há mais de 3 anos estamos tentando trazer a Janaúba.

Postar um comentário