segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Pedra Azul: Mobilização contra a dengue distribui 1.200 litros de leite

Pedra Azul: Mobilização contra a dengue distribui 1.200 litros de leiteA Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, em parceria com as Secretarias Municipal de Saúde e de Educação de Pedra Azul, da Empresa Nacional de Grafite e do Supermercado Estrela do Vale, realizou nos dias 24 e 25 de agosto, mais uma ampla mobilização de combate à dengue com o objetivo de chamar a atenção da população sobre o seu papel na luta contra o mosquito.

Para o evento, a Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou 1.200 litros de leites para a região com o objetivo de incentivar a população dos bairros com índices mais elevados de casos de dengue a reduzir o número de reservatórios do mosquito. Como forma de troca, cada pneu ou cinco latinhas ou garrafas pets foram trocados por um litro de leite.A autoridade sanitária e referência técnica da GRS Pedra Azul, Zeilzia Silva, destacou que a mobilização envolveu uma grande quantidade de pessoas. “O evento não se resumiu a uma troca de criadouros do vetor por um litro de leite. Foram repassadas informações imprescindíveis sobre educação em saúde e buscamos parceiras importantes do comércio local.

O nosso esforço é no sentido de buscar a participação de diversos segmentos sociais para que participem da luta contra a dengue”.Moradora do Plataforma, um dos bairros com maior índice de casos de dengue no município, Noelia Souza, reclama que tem feito sua parte na luta contra o Aedes Aegypti, porém, mais pessoas precisam ser mobilizadas para que o mosquito não encontre mais locais para reproduzir seus ovos. "Não adianta nada a gente fazer a nossa parte, já que somos preocupados com a causa, se aqueles que estão com os quintais sujos não forem sensibilizados.

É preciso conscientizar as pessoas de Pedra Azul que nós também temos deveres".O diretor da GRS Pedra Azul, Gregory Fortunato, lembrou que os profissionais da Regional de Saúde têm dado o suporte necessário para que os municípios realizem suas ações contra a dengue e de que, nesse ano, Pedra Azul e Santo Antônio do Jacinto foram, inclusive, reconhecidos pelo Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) como um dos municípios com as melhores experiências de combate à dengue em todo o estado.

Segundo o Coordenador de Vigilância em Saúde de Pedra Azul, Glaubert Souza, as ações realizadas no município têm possibilitado uma organização da sociedade civil no processo de replicação da educação em saúde. “Temos orientado a população para que faça parte dessa tropa de elite do SUS no combate à dengue. Penso que ações como essas no nosso município provocam substancialmente uma rachadura nesse paradigma cultural e social de acomodação e estagnação da nossa sociedade”.
Fonte: Diário do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário