quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Semiárido realiza Encontro Estadual no Vale


ASA MINAS organiza Encontro Estadual no Vale

Encontro do semiárido será em Felisburgo, no Baixo Jequitinhonha Último encontro de prepração do encontro do semiárido, em Porteirinha, no norte de Minas.
A Articulação no Semiárido Mineiro - ASA Minas, e a Cáritas Diocesana de Almenara, realizam, junto às entidades, organizações e movimentos sociais do Fórum do Vale do Jequitinhonha e do Fórum do Norte de Minas, o Encontro Estadual da ASA Minas, que será realizado nos dias 26 e 27 de agosto, no município de Felisburgo, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas.


O Encontro reunirá cerca de 100 participantes, agricultores, agricultoras e representantes das organizações da sociedade civil do semiárido mineiro. Durante o evento, serão realizados debates de conjuntura e de novas perspectivas na área da educação do campo, biodiversidade, respeito às comunidades tradicionais e valorização da sabedoria popular. Além de apresentações culturais e visitas de intercâmbio para trocas de experiências de convivência com o semiárido.


O município de Felizburgo tem um sentido muito especial para os movimentos sociais do semiárido mineiro, em especial para os que lutam pelo acesso à terra. Em novembro de 2004, uma chacina no acampamento Terra Prometida aconteceu e cinco trabalhadores rurais sem-terra foram friamente assassinados a mando do fazendeiro Adriano Chafik, que responde ao processo em liberdade. Agricultores familiares dão abraço simbólico a uma barraginha

O Encontro Estadual da ASA Minas acontece no município para denunciar os casos de violência causados pela concentração de terras na região.


No dia 28, posterior ao Encontro, os participantes irão para a cidade de Almenara, onde se juntarão aos demais participantes da 15ª Romaria das Terras e Água de Minas Gerais.


A Articulação do Semi-Árido - A ASA Minas é um fórum de 120 entidades, aproximadamente, de todo o semiárido mineiro, que luta pelo desenvolvimento econômico, cultural, social e ambiental da região.



Em todo Brasil, são mais de 750 entidades dos mais diversos segmentos que compõem a ASA, entre elas, sindicatos e federações de trabalhadores rurais, organizações não-governamentais sociais e ambientalistas, igrejas católicas e evangélicas, entre outras.


A ASA é um espaço de articulação política regional da sociedade civil organizada no semiárido brasileiro. Ela se fundamenta no compromisso com as necessidades, potencialidades e interesses das populações locais, em especial os agricultores e agricultoras familiares.
Agricultora familiar planta com esperança em terra seca e rachada.


A ASA busca contribuir para a implementação de ações integradas para o semiárido, fortalecendo inserções de natureza política, técnica e organizacional, demandadas das entidades que atuam nos níveis locais; apóia a difusão de métodos, técnicas e procedimentos que contribuam para a convivência com o semiárido.

EXPEDIENTE
O que: Encontro Estadual da ASA Minas
Quando: 26 e 27 de agosto
Onde: Felisburgo
Contatos:
- Cáritas Diocesana de Almenara: (33) 3741- 1447 / caritas@uai.com.br
- Comunicação ASA Minas: asaminas@yahoo.com.br

PROGRAMAÇÃO
26/08 Sexta-feira
Café da manhã
Mística Inicial
Análise de conjuntura
Mesa: Avaliação da caminhada da ASA ao longo dos 11 anos
Almoço
Programas de Convivência com o Semiárido
Noite Cultural

27/08 Sábado
Café da manhã
Debate temático em grupos dos temas: Educação do campo, Comunicação, Aceso à terra, Acesso aos mercados, Gênero, Sementes, Acesso á água, Agroecologia, Mudanças Climáticas e Desertificação
Qual a relação da ASA com os governos - Mesa: Para onde caminha a ASA?
Almoço
EnconASA 2012 em Januária-MG
Socialização da agenda
Avaliação do Encontro
Mística final

28/08 Domingo
Todos os participantes seguirão rumo à Almenara para se juntarem à 15ª Romaria das Águas e da Terra de Minas

Visite o Blog ASA Minas http://www.asaminas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário