quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Teófilo Otoni: Prefeita reivindicou curso de Medicina à presidente Dilma

Teófilo Otoni: Prefeita reivindicou curso de Medicina à presidente Dilma
Em audiência especial a prefeita Maria José falou de sonho da região do nordeste de Minas



Presidenta Dilma Roussef e a prefeita Maria José, de Teófilo Otoni (Ascom/PTO).A prefeita Maria José esteve em Brasília na última semana, sendo recebida no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Roussef. Entre os 200 prefeitos presentes à cerimônia de anúncio do IFET, a chefe do Executivo de Teófilo Otôni foi a única recebida em audiência especial e reservada, quando aproveitou para reivindicar o curso de Medicina, na UFVJM, para a cidade de Teófilo Otoni. A cidade de Diamantina também disputa a prioridade de instalação do curso.

Maria José disse que foram 120 cidades contempladas em todo o Brasil, com Teófilo Otôni estando incluída, pelo que agradeceu à presidente.

Nos demais atos, a prefeita esteve acompanhada dos secretários Rudson Kerley, de Governo, e Maria Helena, de Educação e Cultura, bem como do vereador Thalles Contão.

A prefeita ressaltou que ”há muito tempo nós estamos pedindo a implantação do IFET na cidade, pois reconhecemos a importância do ensino de profissionalização”. E acrescentou: “Nós temos uma carência muito grande aqui em Teófilo Otôni em relação a pessoas qualificadas profissionalmente para vários setores, sobretudo na construção civil e na área tecnológica. Então, vamos ganhar o IFET, que vai gerar um ensino profissionalizante, tanto para quem está terminando o 9º ano, que fará um curso técnico, como para aqueles que vão terminar o 2º grau, habilitando-se ao curso superior a nível profissionalizante.”

A prefeita relatou que, em Brasília, encontrou-se com o professor Luiz Cláudio, responsável pelo Ensino Superior do MEC. “Conversei com ele sobre a necessidade do Curso de Medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri –UFVJM - em Teófilo Otoni. Somos uma cidade de 134 mil habitantes, que atende a um milhão de pessoas dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha , do Sul da Bahia e Espírito Santo. Ele entendeu a nossa situação, e falou que está trabalhando para isto. Adiantou que eu poderia ter certeza de que vamos chegar lá. Então, eu sai bem animada com a implantação do IFET e a esperança do Curso de Medicina” - afirmou a prefeita.
“Na quinta- feira, 18.08, eu estava em Belo Horizonte, e nós tivemos um encontro com o ex-presidente Lula, que se reuniu com prefeitos de Minas Gerais , vereadores de Belo Horizonte e alguns deputados. A reunião foi satisfatória, sendo feita uma retrospectiva dos avanços do PT, falando sobre o que o governo espera de nós, o que já aconteceu, quais foram os avanços que conseguimos nos oito anos do governo dele. Logo depois, o encontro foi aberto a um debate. Depois, quando terminou a reunião, o ex-presidente Lula chegou a mim e perguntou como estava a UFVJM. Eu falei que estava muito bem, com quase dois mil alunos, mas que nós precisamos do Curso de Medicina. Ele se prontificou a conversar com o ministro da Educação, Fernando Haddad” - ressaltou Maria José.

O ex-presidente Lula, em Araçuaí, fez referência à necessidade de instalação do curso de Medicina na região, pela UFVJM, fazendo referência à reivindicação da prefeita Maria José.
Com informações da Assessoria da Prefeitura de Teófilo Otoni. Foto: ASCOM/PTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário