sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Turmalina apresenta o Projeto Regresso

Turmalina apresenta o Projeto Regresso
REINSERÇÃO - A comunidade de Turmalina se reuniu para conhecer o Projeto Regresso
No último dia 04 de agosto, em Turmalina, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Instituto Minas Pela Paz apresentaram ao empresariado local e sociedade o Projeto Regresso que visa promover a reinserção dos chamados recuperandos ao mercado de trabalho, visando diminuir a reincidência da criminalidade.
A iniciativa partiu da juíza da comarca, Ana Paula Lobo. P. de Freitas, e da diretora da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Maria Etelvina.

Autoridades, representantes das indústrias e empresas locais, além de seus principais colaboradores da área de recursos humanos conheceram o Projeto. Buscou-se conscientizá-los sobre a responsabilidade social deles nesta causa.

Para a viabilização do projeto, foram envolvidos o Centro e Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade e a assistente social do TJMG, Aneliza Pinheiro Machado, que serão responsáveis pelo acompanhamento criterioso dos recuperandos e egressos e sua evolução no ambiente de trabalho.

“Acredito que conseguimos despertar o interesse e confiança dos empresários. Uma característica típica das pessoas do Vale do Jequitinhonha é a solidariedade e o envolvimento nas causas sociais. Quando sentiram um envolvimento do Judiciário, o empenho do Sistema Fiemg e a seriedade do projeto, que conta com o apoio do CRAS e da assistência social, mostraram-se aptos a ajudar, através da oferta de vagas em seus estabelecimentos”, afirmou a juíza.

A magistrada informou, na oportunidade, as ações concretas visando a definitiva instalação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) na comarca e convocou o indispensável apoio da sociedade. “A Apac está em fase avançada de instalação em nossa comarca, mas acredito que a reinserção dos presos não pode ser uma meta apenas do Judiciário, sendo fundamental o envolvimento de toda comunidade. O trabalho dignifica o homem e resgata a cidadania, fazendo-nos sentir produtivos e úteis. Assim, a ajuda oferecida pela Fiemg e empresários para a capacitação dos recuperandos e oferecimento de oportunidades de trabalho será crucial para atingirmos a meta de diminuição de reincidência na nossa comarca”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom TJMG, com dica do Blog do Jequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário