quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Araçuaí: Teatro, cultura popular, shows e feira de artesanato abrem Seminário

Araçuaí: Teatro, cultura popular, shows e feira de artesanato abrem Seminário
Grupo Folia de Reis do Arraial dos Crioulos de Araçuai abre festividades do ICL em Araçuai
De 17 a 19 de setembro Araçuaí vai respirar cultura pelas ruas. Em parceria com a prefeitura municipal e Ministério da Cultura, o Instituto Cultural Lusófano (ICL) realiza na cidade o Seminário Regional de Cultura com o tema: Desafios do Vale do Jequitinhonha.

O tradicional grupo de Folia de Reis do Arraial dos Crioulos abre o evento a partir das 9 da manhã do dia 17, com desfile pelas ruas. A partir das 16 horas, o GRUTI, grupo Teatral Itinguense encen “ Pastelão e a Torta”.


À noite, show com Walter Dias e Banda. O Seminário terá de tudo um pouco: Debates, palestras, oficinas música, teatro, corais, artesanato. Rubinho do Vale faz o encerramento com show na noite de 19.
Atividades serão realizadas nas praças da Prefeitura, Manoel Fulgêncio e Colégio Nazareth

O ICL – Instituto Cultural Lusófono é uma organização independente sem fins lucrativos, criada em 2008 por um grupo de pessoas ligadas a diferentes áreas da cultura, da informação, do turismo e da educação, unidas em torno de um proposito comum de reforço dos intercâmbios e da cooperação sociocutural entre o Brasil e os restantes países de língua portuguesa no mundo, bem como da difusão e valorização da diversidade cultural e das identidades dos povos do universo lusófono.

Internacionalmente, O ICL trabalha em estreita colaboração com a ong portuguesa ETNIA – Cultura e Desenvolvimento, na Europa, e com a associação ETNIA CABO VERDE, na África. Nessa conformidade, coordena atualmente no Brasil os projetos “Na Ponta da Língua: Artes dos Povos Que Falam Português” e “Casas da Lusofonia”, concebidos pela ETNIA – Cultura e Desenvolvimento.

É a primeira vez que o ICL promove uma atividade cultural no Vale do Jequitinhonha.

As atividades do Seminário Regional de Cultura acontecem no circuito da praça Manoel Fulgêncio e largo da prefeitura. Os debates e oficinas no Colégio Nazareth.


Confira a programação

Texto e fotos de Sérgio Vasconcelos, da Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário