sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Conjunto Habitacional beneficia famílias empobrecidas de Itinga
Conjunto habitacional Bairro Planalto- Itinga/MG
O Governo de Minas, em parceria com Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), beneficiou 38 famílias empobrecidas de Itinga, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, com a entrega de casas construídas pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab). O município foi tomado como um dos símbolos da situação visada pelo programa federal Fome Zero, que antecedeu o Programa Bolsa Família.

A construção das moradias, com lote de 200 metros, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área externa de serviço, custou R$ 1.167.540,20, mas não representa ônus para os beneficiados, por se tratar de um programa voltado para famílias sem poder aquisitivo. O investimento foi dividido meio a meio entre o Governo de Minas e o FNHIS, tendo como agente financeiro a Caixa Econômica Federal (CEF).

As casas fazem parte do Conjunto Habitacional Bairro Planalto e foram entregues pelo gerente de Serviços e Logística da Cohab, José Hertz Cardoso, representando o presidente Octacílio Machado Júnior; e pelo prefeito de Itinga, Charles Azevedo Ferraz.

A solenidade de entrega foi carregada de emoção, não só por parte das famílias beneficiadas, mas também pelas autoridades presentes. O prefeito Charles Azevedo Ferraz destacou os esforços feitos em obras e projetos de melhoria para a cidade. “Além da parceria com a Cohab na construção das 38 casas, Itinga receberá, em breve, uma nova escola estadual!”, comemorou.
A família de Manoelina Roque de Souza foi uma das beneficiadas com a entrega das novas casas. Solteira e com 32 anos, é mãe de Gabriela, de 17 anos; Mateus, 13, portador da síndrome de Kwashiokor (desnutrição calórico protéica crônica); Marcus,11; Nayara, 8; Breno; 6; e Bruno Gabriel, de 2 anos. Agora, pela primeira vez na vida, toda a família passa a ter um teto próprio para se abrigar, deixando de pagar aluguel de R$ 80 por mês.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário