quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Desfile em comemoração aos 140 anos de Araçuaí emociona multidão

Desfile em comemoração aos 140 anos de Araçuaí emociona multidão
Show do cantor sertanejo Léo Magalhães fechou com chave de ouro as festividades
Texto e Fotos: Sérgio Vasconcelos, da Gazeta de Araçuaí
Espetáculo de beleza e criatividade marcou desfile em comemoração aos 140 anos de Araçuai.
Um espetáculo de beleza e criatividade. Emocionante. Maravilhoso. Lindo. O mais bonito dos últimos anos. Comentários como esses eram ouvidos em meio à multidão que lotou a praça do Fórum, na manhã de 21 de setembro, para assistir o desfile em comemoração aos 140 anos de emancipação de Araçuaí.
Com o tema “ Integração Campo Cidade”, o desfile teve a participação das escolas municipais, estaduais, particulares e instituições que atuam no município.

“ Foi um dos desfiles cívicos mais belos que já vi na região do Vale do Jequitinhonha. Araçuaí merece. É uma cidade importante para Minas Gerais. Parabéns ao prefeito Aécio Jardim. Ele está promovendo uma das melhores administrações municipais e foi eleito o sexto melhor prefeito do Brasil. Isto é orgulho para o Governo de Minas. Os recursos públicos aqui , são traduzidos em obras importantes para o povo”, disse em seu discurso, o deputado Carlos Pimenta, secretário de Estado do Trabalho e Emprego, que acompanhou a solenidade..

“ Foi maravilhoso. Um dos desfiles mais bonitos de todos os tempos”, observou o comerciante Neilson Batista, do povoado de Alfredo Graça.

Indiferentes ao sol, milhares de pessoas acompanharam o desfile, que é um evento tradicional no aniversário da cidade. É um momento de emoção para muitas pessoas, principalmente para os pais que assistem seus filhos desfilando. “ Gostei da organização e dos assuntos abordados. Mostraram nossa cultura e nossos valores”, afirmou Fredson Lemos que acompanhado das amigas Eliene Francisca e Anézia Martins, se abrigava do sol usando um guarda-chuvas. “ Fiquei até o final”, contava a ex-secretária municipal de Educação de Araçuaí, Suzete Couto.



Pelotão dos agentes penitenciários de Araçuai abrilhantou o desfile

Dos indígenas à cibercultura
Escolas mostraram que as novas tecnologias, através da evolução da Comunicação, derrubam fronteiras entre o campo e a cidade
Da presença indígena aos negros, dos imigrantes europeus ao coronelismo, da criação do gado à cultura da cana, das festas urbanas à religiosidade. Da violência na cidade e no campo; do êxodo rural às tecnologias digitais. Tudo isso foi mostrado com muita criatividade e esforço por parte das escolas . “ A participação das escolas foi fator decisivo para abrilhantar esta festa que não seria possível sem o apoio da prefeitura e da secretaria municipal de Educação”, ressaltou Evangelina Fulgêncio, ex-secretária municipal de Educação de Araçuaí.
Não existe povo sem festa. A festa revela a cultura, o folclore, a fé de uma comunidade.
A imensa riqueza cultural de Araçuaí e seus dramas como a seca, o êxodo rural, as viúvas de maridos vivos, o trabalho duro no campo, a violência. Nada passou despercebido.
As instituições educacionais e sociais, através de vários subtemas, mostraram as diversas vertentes do campo e da cidade.
A passos largos para frente, o povo de Araçuaí deu uma mostra da sua força e capacidade de superar as adversidades.
“ Fiquei emocionado pelo que assisti. O povo de Araçuaí está de parabéns. Araçuaí vive um momento de crescimento que se reflete em toda a região.”, afirmou o prefeito Aécio Jardim em seu pronunciamento.
“ Foi maravilhoso. Empenhamos bastante para mostrar a grandeza de nossa terra”, desabafou Rita Magalhães, diretora da Escola Municipal São Vicente, na zona rural do município.

O desfile que teve início por volta das 8 da manhã se estendeu até às 11:30 hs. Para o Comandante da Polícia Militar em Araçuai, Gilamárcio Silva Rocha, o ideal seria a disposição do palanque oficial em uma das laterais da rua Dom Serafim ou da praça do Fórum, para que as escolas possam desfilar com maior rapidez. " ,

" As apresentações dos temas foram longas.Poderiam resumir. Outra saída seria realizar o desfile no final da tarde para evitar o sol escaldante", sugeriu uma professora. As comemorações dos 140 anos de Araçuai foram encerradas na noite de 21 de setembro, com show do cantor sertanejo Léo Magalhães, na praça do Fórum.
Fanfarra da cidade de Itaobim deu brilho especial ao desfile
Clique aqui e conheça a história de Araçuaí:
aracuai.história


Publicado originalmente no Gazeta de Araçuaí


Nenhum comentário:

Postar um comentário