terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pedra Azul realiza Conferência da Juventude

Pedra Azul realiza Conferência da Juventude
Evento aconteceu no Salão de Convenções da Casa Paroquial
Cerca de 120 jovens do município de Pedra Azul, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, participaram, nos dias 22 e 23 de setembro, da 1ª Conferência Livre de Políticas Públicas da Juventude, que aconteceu no Salão de Convenções da Casa Paroquial. O objetivo do evento foi de elaborar o plano municipal da juventude e de eleger os delegados que irão participar da 2ª Conferência Estadual da Juventude, entre os dias 28 e 30 de outubro, em Araxá.

A autoridade sanitária e referência técnica de DST/AIDS da GRS Pedra Azul, Zeilzia Silva, e a referência técnica do Núcleo de Atenção à Saúde, Rosângela Oliveira, participaram dos grupos que discutiram os oito temas centrais da conferência: sexualidade, vida saudável e políticas sobre drogas, respeito às diferenças, diálogo com o governo, segurança, cultura e conexão, educação e mercado de trabalho.

O coordenador de Vigilância em Saúde de Pedra Azul, Glaubert Souza, ressaltou que a conferência atingiu o seu objetivo graças à ampla mobilização e participação dos jovens durante o evento. “Destaco que estamos num período em que a faísca foi lançada e os grupos de jovens que estão sendo formados contribuirão efetivamente com as políticas públicas da nossa cidade e região, inclusive, com a comissão da juventude aprovada na última reunião do Conselho Municipal de Saúde”, disse.

Já a graduanda em Ciências do Estado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Soares, salientou que os jovens têm um importante papel na formulação das políticas públicas. “Temos que exigir do governo recursos específicos para atender as demandas dos jovens, assim como, deixar de esperar que o governo ou a mídia dominante venha a impor o que é importante para os jovens. Na verdade, é necessário que os jovens participem da formulação das propostas para que as reais necessidades da juventude possam ser atendidas”, sugeriu.

O caminho a ser seguido pelos jovens para conseguir atingir esse objetivo, segundo Soares, é a conferência da juventude, que é um importante instrumento de participação e de definição de demandas prioritárias que serão encaminhadas para o governo. “Os jovens precisam ocupar a cidade de maneira construtiva a fim de fazer valer seus direitos e ser ouvidos. A ação política, como exercício de cidadania, é fundamental nesse processo. Nesse sentido, considero bem sucedida a 1ª conferência livre das juventudes de pedra azul, pois conseguimos definir prioridades e envolver os jovens num clima de colaboração e democracia”, comemorou.
Espaço lúdico
A conferência de Pedra Azul contou, também, com um momento mais lúdico, onde foram apresentadas peças que abordavam temas polêmicos, como doenças sexualmente transmissíveis e drogas. Com o objetivo de mostrar que a AIDS não tem cura, mas o preconceito tem, o Grupo de Teatro de Pedra Azul (Gruteapa), mostrou as dificuldades vividas por uma mãe, que é HIV positivo, e que tem um marido alcoólatra e dois filhos, sendo um envolvido com drogas e outro com tráfico de armas. A encenação serviu como reflexão para os jovens que assistiram a peça e que se identificaram com uma série de situações que foram apresentadas.

Parceiros
A organização da conferência contou com a colaboração de dois grupos mobilizados da juventude de pedra azul: a comissão jovem “Prazer e Paz”, ligada ao programa municipal de DST/HIV-AIDS, e o grupo Vida, ligado ao Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Vale do Jequitinhonha (Cededica Vale).

Já os grupos de teatro Gruteapa e Artvale de Pedra Azul e a Anime Kids de Montes Claros fizeram várias apresentações teatrais durante a conferência. A proposta lúdica do evento foi de apresentar aos jovens a 1ª mostra do projeto “Agita Paz com Arte e Saúde” que irá realizar no mês de outubro, 10 apresentações de teatro em locais com alta vulnerabilidade social (alto índice de drogas e violência, por exemplo). Em outra etapa, o projeto visa implantar em cinco escolas o núcleo de teatro, com o objetivo de mobilização dos alunos do ensino médio que irão realizar uma mostra escolar no mês de novembro. As ações que estão sendo realizas visa fortalecer o teatro como ferramenta de mobilização social.

FONTE: ALLAN CAMPUS - ASSESSORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário