quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Supervisor do DNIT afirma que asfaltamento da BR-367 só em 2013
Texto e fotos de Sérgio Vasconcelos
Reunião da AMM, em Jequitinhonha, juntou apenas 25 prefeitos da região do Jequitinhonha e Mucuri
O engenheiro José Carlos Maia Ribeiro, supervisor em Minas Gerais do DNIT ( Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) jogou um balde de água fria na fogueira dos prefeitos que exigem o imediato cumprimento da promessa de asfaltamento de trechos da BR-367 feita pela então candidata Dilma Roussef , hoje presidente da República, durante sua visita ao Vale do Jequitinhonha em janeiro do ano passado.

“ Esta obra não sai antes de 2013 devido às burocracias do DNIT”, disse o engenheiro durante reunião itinerante da Associação Mineira dos Municípios, realizada dia 28 de setembro na cidade de Jequitinhonha.

O evento reuniu 25 prefeitos das regiões dos Vales do Jequitinhonha, São Mateus e Mucuri.

De acordo com ele a obra está desafiando as autoridades desde a década de 90. “ Em 2000 foi entregue ao DER ( Departamento de Estradas de Rodagens de MG) a responsabilidade de executar a obra. Na época, a Construtora Minas Sul, ganhadora da licitação iniciou o asfaltamento mas acabou falindo.
Após este episódio,segundo ele, o DER reassumiu a missão de fazer um novo projeto para a 367 mas o DNIT rejeitou porque não estava nos moldes exigidos pelo órgão.


Engenheiro do DNIT, José Carlos Maia

“ O DER acabou perdendo o interesse pela obra. Hoje a pavimentação está sob a responsabilidade do DNIT porém, os escândalos envolvendo o alto escalão do Ministério dos Transportes e do DNIT levaram a presidente da República suspender todas as licitações previstas no país, entre elas a da BR-367”, justificou o engenheiro.


“ Será feito um novo projeto que precisa seguir trâmites legais. Infelizmente esta obra não tem condições de sair em menos de 2 anos. É preciso empenho dos prefeitos. É obra do PAC mas demanda tempo. Se projeto não for bem feito , o Tribunal de Contas da União (TCU) pode suspender. Não deixem devolver para o DER porque ele pode novamente se desinteressar pela obra”, finalizou o engenheiro.

A tônica da reunião itinerante da AMM girou em torno do asfaltamento da BR-367. Os prefeitos reclamaram do jogo de empurra-empurra que se transformou a realização da obra.


O presidente da AMM, Angelo Roncalli de Freitas, prefeito de São Gonçalo do Para´, afirmou que a entidade vai se unir em torno da revindicação dos prefeitos para mobilizar o governador de Minas e a imprensa para sensibilizar o governo federal a agilizar o início da obra.

ONDE FICA A BR-367

A BR-367 é uma rodovia federal . Tem início em Diamantina, MG e término em Santa Cruz Cabralia, (BA), atravessando cidades do nordeste de Minas, cortando todo o Vale do Jequitinhonha, como Turmalina, Virgem da Lapa, Araçuai, Itaobim, Jequitinhonha, Almenara, Jacinto e Salto da Divisa.

Tambem passa por Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, tendo sua extensão quase toda pavimentada por asfalto. Existem trechos de estrada de chão (entre os municípios de Jacinto e Salto da Divisa, Minas Novas- Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa).

Ainda é possível encontrar nessa rodovia, pontes estreitas de madeira, nos municípios de Chapada do Norte, Berilo, Virgem da Lapa, Jacinto e Salto da Divisa, onde só permite passar um carro por vez.

A promessa de asfaltamento desses trechos foi feita pela candidata Dilma Roussef, durante visita à Araçuai e Jenipapo de Minas em janeiro de 2010.

Apenas 25 prefeitos dos 100 convidados, compareceram à 2ª Reunião Itinerante da AMM cujo objetivo era entregar " agenda positiva dos municipios mineiros" ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Diniz Pinheiro, que não compareceu. Ele foi representando pelo deputado Inácio Franco, 2º vice-presidente da Assembléia.

2 comentários:

Mário Sampaio disse...

Mas que rolo, quando será que esta Br 367 sai do papel? que coisa estranha, boa parte dela se encontra asfaltado,agora fica o meio da estrada sem asfalto, com esta de agora, deu pra desanimar de vez, falar em menos d e dois anos ela não sai, quando aproximar os dois anos eles mudam de novo a data de inicio das obras, mas o povo vai aceitando isto, os porcarias de Prefeitos que não compareceram na reunião serve é pra enfraquecer a reivindicação,também este governo federal é a mesma coisa dos prefeitos, burocracia só, pra que tanta burocracia pra asfaltar pequeno trechos faltantes, este projeto já se encontra pronto é de muito tempo, me lembro quando estava sendo asfaltado pela minas sul, é só usar o projeto de antes, mas parece que tem que encher bolso de alguma empresa de projetos, só pode ser isto, claro que é isto...

Rogério Adriano disse...

É muito tempo para licitar a pavimentação de pouco mais de cem quilômetros. E quanto tempo demorará para esta obra ser concluída?
Realmente decepcionantemente o descaso com a região. Nossas "lideranças" politicas parece que não tem muita força em Brasilia, juntando tudo isso dá explicar a realidade do Vale.

Postar um comentário