terça-feira, 18 de outubro de 2011

Brasil Sem Miséira:Família de Janaúba recebe primeiro kit de sementes em Minas

Brasil Sem Miséira:Família de Janaúba recebe primeiro kit de sementes em Minas

"Eu sempre fui pobre e pensava que a vida era assim mesmo. Mas hoje eu vi que vai melhorar", comemora Inocência Francisca da Silva Souza, 55 anos. Ao lado do marido João Batista, 54 anos, Inocência criou os nove filhos "com muito pouco", como conta a agricultora familiar. João e Inocência são a primeira família de Minas Gerais a receber as sementes do Plano Brasil Sem Miséria.
Foto Ascom/MDA. O casal Inocência e João, de Janaúba, com as sementes sendo observado pelo técnico Igor Mendes e pelo ministro Afonso Florence.
Na manhã desse sábado, dia 15 de outubro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, visitou a propriedade de sete hectares da família e entregou dez quilos de sementes de milho e cinco de feijão ao casal que vive desde que nasceu na comunidade rural José Faustino, no município de Janaúba, Território da Cidadania Serra Geral, no norte de Minas.

As sementes de hortaliças chegam na próxima semana. "O Brasil Sem Miséria já chegou ao meio rural. Vamos resgatar essas famílias que ainda vivem em situação de miséria e mostrar que com esse grande esfoço de todos conseguimos, sim, transformar a vida de cada um. A assistência técnica já chegou, as sementes já chegaram. Iniciamos aqui o processo de estruturação produtiva dessas famílias".

A história de Inocência e João se assemelha ao caminho percorrido por 7,6 milhões de pessoas que vivem em situação de miséria extrema nas áreas rurais de todo o país. "Sempre vivemos no campo. Nos conhecemos crianças, na roça, e mesmo com tudo muito difícil nunca desistimos de trabalhar na terra", lembra Inocência, que há sete anos começou a receber o benefício do Bolsa Família. Hoje, os R$ 134 mensais são a única renda da casa onde vivem com três filhos. "Eu uso pra comprar comida e material da escola".

Mesmo com restrito acesso a serviços públicos, o casal perseverou e hoje segue no plantio de milho, feijão e hortaliças, basicamente para autoconsumo. "Eu compro um saco de milho e consigo reproduzir, mas faço tudo da minha cabeça, do que aprendi na minha vida no campo. Nunca pedi ajuda de ninguém", comenta João.
Acompanhamento das famílias
A estratégia do Plano Brasil Sem Miséria no meio rural é justamente apoiar as famílias no processo de estruturação produtiva para segurança alimentar e geração de excedente para comercialização.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) selecionou entidades para prestar serviços de assistência técnica orientados a essa estratégia, com encaminhamento de demandas e carências para acesso a serviços públicos e melhoria da qualidade de vida.

Na visita, o ministro conheceu o técnico em agropecuária, Ygo Mendes Pereira, 28 anos, que durante dezessete meses vai acompanhar a estruturação da produção de Inocência e João.

No Território Serra Geral, a Emater/MG e o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA) foram selecionados para atender 1,6 mil famílias de agricultores familiares em treze dos dezesseis municípios do Território.

O engenheiro agrônomo e coordenador das equipes do CAA, Tiago Salles Teixeira, explica que antes de visitar as famílias, o trabalho já havia começado. "Passamos por um processo participativo de identificação e seleção das famílias junto às representações dos agricultores. Agora começamos o diagnóstico sócioeconômico e produtivo para desenvolver o plano de acompanhamento técnico de cada unidade familiar".
Água Para Todos
O acesso à água é outro foco do trabalho de assistência técnica na região. João e Inocência, por exemplo, não têm água encanada em casa e nem sistema de captação. Por meio do Programa Água para Todos, a construção de cisternas para produção e consumo vai ser reforçada pelo Plano. Em Minas Gerais, há previsão de construção de duas mil cisternas."Sem água não tem plantio e não tem colheita", resume João.

A chegada das chuvas anima a família. João conta que durante os últimos seis meses não choveu em Janaúba. "Quase não conseguimos plantar. De ano em ano a água vem diminuindo e nossa colheita junto. Essa semente chegou bem na hora, junto com a chuva. Vamos plantar e sei que vamos colher bem".
Fonte: Ascom/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário