quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DER de Araçuaí abandona MG 308 à própria sorte

DER de Araçuaí abandona LGMG 677 à própria sorte40 km de estrada liga Virgem da Lapa a Lelivéldia-Berilo e Buriti-José Gonçalves de Minas




Sérgio Vasconcelos Repórter - Fotos- Josiel Alves
Trecho de 41 km da MG-308 entre Virgem da Lapa e Igicatu não é asfaltado e está em péssimas condições.


Quem viaja pela MG- 308 que liga Diamantina a Virgem da Lapa principalmente n trecho de 41 km, de Igicatu-Virgem da Lapa, tem sofrido o pão que o diabo amassou, enfrentando buracos, muita poeira e má conservação da estrada. Para completar, o DER suspendeu um contrato milionário de R$ 4, 5 mil com a Empresa EFERCO, de Montes Claros, que fazia a manutenção da estrada.


No pátio da empresa em Virgem da Lapa, as máquinas estão paradas há mais de 60 dias, enquanto a situação do trecho é cada vez pior. A justificativa do engenheiro chefe do DER, Marco Antonio de Lima, lotado em Araçuaí, seria simplória, se não fosse inaceitável. Ele alegou que o contrato foi suspenso porque não chove há meses na região “ Não dá para fazer a manutenção com a estrada seca”.



O jornal Gazeta OnLine, questionou desculpa já que a rodovia fica às margens da Hidrelétrica de Irapé, e do rio Araçuaí. “ Não compensa o DER transportar a água”, disse o engenheiro. “ A estrada está nesta situação e o DER ainda tem coragem de multar a gente” desabafa revoltado o comerciante José Pereira Gomes, 36 anos, dono de um bar na comunidade do Bravo, em meio à rodovia”. O engenheiro acrescentou que logo após as primeiras chuvas, o trabalho de conservação seria retomado.


Mas não foi o que aconteceu. A situação agora se agrava. Com a chegada das chuvas, há trechos quase intransitáveis por causa do barro, como por exemplo, o que da acesso à Lelivéldia. " Carros pequenos passam com dificuldades. Está péssimo. O DER não está dando nenhuma atenção à esta estrada", contam os moradores.
Máquinas da Construtora Eferco contratada pelo DER estão paradas há mais de 3 meses em um pátio de Virgem da LapaE começa o sofrimento.Nossa equipe decidiu enfrentar a viagem a partir de Araçuai, antes da chegada das chuvas. Na subida da Chapada , logo após Virgem da Lapa, o carro vai ziguezagueando como cobra para fugir dos buracos existentes em todo o percurso . Encontramos várias caminhonetes e caminhões no melhor estilo pau de arara, transportando pessoas em situação de perigo.

Na estrada, moradores da região se arriscam viajando em caminhões improvisados para transporte de passageiros
“ A estrada acabou”, grita um passageiro na carroceria de um dos carros. “Se não for assim, o povo não tem como chegar à cidade. A Gontijo não deixa nenhuma outra empresa entrar aqui. Ela passa 2 vezes ao dia vindo de Belo Horizonte e outras duas de Araçuaí.”, conta o comerciante José Pereira Gomes.
E vamos pela estrada afora. Subindo, subindo...poeira, estrada, pó e buracos. Muitos buracos. Quando somos ultrapassados, é preciso diminuir a velocidade do carro ou quase parar.
De repente, somos surpreendidos por um ônibus que chapada abaixo, parecia uma nave louca, envolta em poeira branca. As placas de sinalização estão enferrujadas, outras caídas no meio do mato e trechos longos sem nenhuma sinalização. O perigo mora em cada curva.



De repente uma placa no trevo da estrada que dá acesso ao município de Coronel Murta, parece anunciar uma profecia . “ Bendito serás ao entrares. Bendito serás ao saíres”. “ Precisamos da benção de Deus para sair salvo, sem acidentes desta estrada”, reconhece um motorista da Gontijo, única empresa autorizada a fazer o trecho. “ Há tempos não vejo nenhuma máquina fazendo a manutenção”, reclama o motorista.

E seguimos comendo poeira e costelas, como chamam aquelas saliências que fazem o carro trepidar como se estivesse fabricando pipoca.

Para fugir dos buracos carros vão ziguezagueando pela estrada. Antes das chuvas, poeira e buracos. Com as chuvas lamaçal e mais buracos.

Chegamos à Lelivéldia, distrito de Berilo, encravado no meio da estrada . Lá encontramos João de Deus Fernandes, 57 anos, dono de uma pousada e restaurante do lugar. Ele conta que os transtornos causados pela falta de manutenção da estrada o obrigou a acabar com um transporte alternativo que ele fazia dali até Virgem da Lapa. “ A estrada não oferece mais condições.Muita gente tem deixado de viajar para Virgem da Lapa. Muitos estão encerrando suas contas bancárias e se transferindo para Leme do Prado onde já tem asfalto. Eu mesmo encerrei minha conta”, disse João de Deus desabafando.: “ Esta estrada tem muito movimento. Todo mundo fala que vai asfaltar. Estão colocando água fria em pano quente.”, acredita João de Deus.
Devido às péssimas condições da estrada, o comerciante João de Deus, fechou sua conta bancária em Virgem da LapaSeu irmão, Dinei Fernandes, 47 anos, é , há 4 anos, dono de uma borracharia, logo na entrada do povoado. Para ele, a situação atual da estrada é lucro. “ É muito pneu cortado, peito de aço de carro quebrado,a pára-choques solto “. Sou a favor do asfalto. Mas, quando ele virá? “, indaga o borracheiro. Esta é a pergunta que não quer se calar.

Publicado no Gazeta de Araçuaí

8 comentários:

Mário Sampaio disse...

Asfaltada ela vai ser,pq fizeram muitos kilometros de asfalto no proacesso. o que não entendo é este asfalto terminando no trêvo de José gonçalves de minas, e começando de novo em virgem da lapa, já era pra ter terminado este trecho, agora fica este meio sem asfalto.este trecho não é MG 308 não, não me lembro, mas é um outro numero...

Mário Sampaio disse...

A Estrada tem o seguinte numero, LMG677 não MG 308 como está na notícia...

Rogério Adriano disse...

Mais uma importante estrada no vale que facilitaria a interligação de diversas regiões, assim como a famosa BR 367/MG. As eleições municipais estão chegando e a situação destas estradas também deveriam ser tema das disputas que se avizinha. Seria apenas o começo de um debate e uma maneira de forçar nossos governantes respeitar mais a região.

Anônimo disse...

PARABÉNS ÁLBANO pelo seu amor à esse povo tão sofredor.
Onde posso fazer uma reclamação sobre esse descaso...Estou à sua disposição pra lhe apoiar.
Ninguém merece uma estrada tão ruim assim!!
Vou ter qu passar por ela nesse sábado.
Aguardo contato.
Abçs.

Anônimo disse...

Acessem o site do DER=MG e façam reclamações.

http://der.mg.gov.br/fale-conosco

Eu ja fiz a minha.
O povo tem que se unir.
Vamos responder isso nas urnas.
As eleições estão chegando... não se deixem ser levados por belas palavras de homens corruptos.
Dêem um basta nisso.
Vamos cobrar nossos direitos.

Os absurdo de MinasGerais disse...

Ontem dia 16 de maio de 2012 minha mae operada a
nove dias em BH teve que passar pelo trecho sem asfalto que vem do trevo de jose gonçalves de Minas a VIRGEM DA LAPA e poderiam ter chegado me parece antes das seis da tarde,mas ficou impedida de passar.Pois quando chegou na altura do bravo havia um caminhaõ atolado a espera de socorro desde o meio dia minha mãe operada mais outra senhora recem operada a sete dias de uma cesariana e outros pacientes tiveram que ficar ali por mais de seis horas aguardando um socorro que só chegou quase a meia noite em transporte improvisado. Porque o poder público não toma providência !Se está chovendo muito na região deviam mudar a rota pois os pacientes operados não podem sofrer pelo descaso do poder publico. Neste momento minha mãe está no hospital são Domingosde observação tomando soro e medição por causa de uma viagem mal feita uma estrada mal conservada e mal cuidada.ISSO É UM ABSURDO ,É UMA VERGONHA ,ATÉ QUANDO COISAS DESSE TIPO VAI CONTINUAR ACONTECENDO ,MAS TAMBÉM NÃO TE NENHUM DEPUTADO OU FAMILIA DE UM MORANDO NAQUELE TRECHO ENTRE VIRGEM DA LAPA E O TREVO DE JOSÉ GONÇALVES DE MINAS .VAMOS LÁ PODER PUBLICO AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO EO ASFALTO QUANDO CHEGA.............

Os absurdo de MinasGerais disse...

como faço para ver meu comentario

wesley disse...

isso é uma vergonha por que podem olhar no mapa a região sem asfalto esta constando la para o governo federal ela esta asfaltada isso que fico com raiva sera o que eles fizeram com o resto do dinheiro que veio para essa obra toda? ai fica a duvida

Postar um comentário