segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Jovens de Pedra Azul criam informativo para divulgar ações do município

Jovens de Pedra Azul criam informativo para divulgar ações do município
Segunda edição do boletim SERtão Jovem
Durante o 29º Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (Festivale), cerca de 60 adolescentes e jovens participaram de oficinas de comunicação promovidas pela Oficina de Imagens em parceria com o UNICEF. Em uma das formações, meninos e meninas discutiram estratégias para animação da Rede de Jovens Comunicadores do Semiárido Mineiro. A partir desse debate, um dos encaminhamentos acordado foi a organização do grupo em pólos para fortalecimento de sua atuação e mobilização de mais jovens da região. Nesta perspectiva, cinco jovens do pólo de Pedra Azul se reuniram e criaram um informativo para divulgar as ações realizadas na cidade: o SERtão Jovem.
Participantes das oficinas de comunicação realizadas no CVT
A publicação mensal, lançada no final de agosto, está em sua segunda edição e tem como proposta dar visibilidade às ações desenvolvidas na área da infância, adolescência e juventude. De acordo com o coordenador do Pólo da Rede de Jovens Comunicadores em Pedra Azul, Willian Nascimento, a ideia para criar o boletim surgiu com o grupo de jovens “Vida Disseminando Cidadania”, porém, o projeto teve que ser adiado devido à falta de recursos tecnológicos. A partir da parceria com o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), iniciativa do Governo Federal mantida pela Prefeitura, os jovens decidiram desenvolver o boletim SERtão Jovem .“Por meio dessa união de esforços, o Pólo da Rede Jovens teve condições para desenvolver o material, já que passamos a contar com uma sala equipada com computadores e programas de edição”, ressalta.
Ampliação do conhecimento O desenvolvimento de técnicas de entrevistas é uma das atividades realizadas nas oficinas
Com o apoio do CVT, os cinco integrantes do Pólo da Rede de Jovens Comunicadores, em Pedra Azul, além de produzir o informativo, também ministram oficinas de comunicação para 10 adolescentes do município. Willian acredita que esta iniciativa é uma forma de multiplicar o trabalho da Rede de Jovens Comunicadores e incentivar o protagonismo juvenil no município.

Toda semana, o adolescente Danilo Cardoso, 18 anos, participa das oficinas de comunicação no CVT. Para ele esse espaço é um meio importante para adquirir novos conhecimentos e aprender novas maneiras de comunicação com a sociedade. “É muito bom fazer parte dessa iniciativa, pois o boletim é o primeiro produto de comunicação do município que dialoga com vários públicos. Com as oficinas aprendemos a trabalhar as diversas faces da informação e podemos descobrir novos caminhos para falar aquilo que realmente interessa à população”, destaca o adolescente.

Fonte: oficinadeimagens.org.br/blogdoselo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário