domingo, 23 de outubro de 2011

Minas Novas: Tragédia com romeiros podia ter sido pior

Minas Novas: Tragédia com romeiros podia ter sido pior
Acidente que causou cinco mortes e feriu 31 pessoas no km 500 da BR-040, em Esmeraldas, mataria mais passageiros se carreta não tivesse parado o ônibus, garantem sobreviventes .

A estudante Anna Luísa, de 10 anos, não consegue esquecer os últimos momentos com a Vó Teca, um dos cinco mortos na batida de um ônibus com romeiros numa carreta bitrem, no km 500 da BR-040, no distrito de Melo Viana, em Esmeraldas, na Grande BH, na noite de quinta-feira. Outros 31 passageiros ficaram feridos. Anna Luísa estava nas primeiras poltronas do ônibus com a avó, Maria Moreira da Rocha Alecrim, de 56, mas a mãe dela as chamou para sentar na parte de trás, onde estava com outro filho, de 13. A menina foi e a avó prometeu ir em seguida, mas morreu antes na parte mais destruída do ônibus. Anna, a mãe e o irmão tiveram ferimentos leves. O comboio formado por três ônibus havia saído às 14h de Minas Novas, no Vale de Jequitinhonha, com destino a Aparecida do Norte (SP). Segundo Anna Luísa, todo ano a avó fazia a viagem. Desta vez, ela iria agradecer a Nossa Senhora Aparecida uma graça alcançada.

“Ela estava feliz, fez empadinha, torta e biscoito para a gente comer no caminho. A gente só ia voltar domingo”, disse a menina. O irmão dela, Luiz Gustavo, conta que a avó pretendia levar outros dois netos na viagem, mas a mãe das crianças não permitiu.

Momentos antes do acidente, os romeiros haviam parado numa lanchonete. Cleuti Camargos do Espírito Santo, de 76, estava em outro veículo e resolveu mudar para o ônibus acidentado. Ele sentou na poltrona que minutos antes era ocupado por Anna Luísa e ficou ferido. Outro que tinha acabado de trocar de lugar perdeu a vida: o motorista auxiliar do ônibus Antônio Ferreira da Costa, de 45. Ele havia passado a direção o colega e se sentou cabine, perto da porta. Também morreram os passageiros Leonídio Gomes Soares, de 47, Josina Pereira Carvalho, de 55, e Eva Lopes Mendes Ferreira, de 78.

Quando fala do acidente, a mãe de Anna Luísa, Geysa Maria Alecrim Rocha, de 32, se emociona. “Cochilava quando escutei o barulho. Achei que o ônibus estava caindo numa ribanceira. Era muito desespero, muita gritaria”, disse. Segundo ela, o motorista tentou desviar o ônibus de um caminhão e bateu na lateral da carreta parada no acostamento. “O ônibus saiu rasgando a lataria na carreta”, explicou.
Demora
Sobreviventes disseram que o socorro demorou um,a hora e meia para chegar. Geysa, desesperada, carregou para fora do ônibus a mãe, que ainda respirava. Desesperado, o neto Luiz Gustavo tentou com a irmã Anna Luísa pedir socorro na estrada, mas nenhum motorista parou. “Tinha muita gente gritando de dor. Uma mulher quebrou a perna e não conseguia enxergar porque perdeu os óculos”, contou Anna Luísa.

Com o filho João Lucas, Cândida Santos diz que coletivo ia rolar em ribanceira se não atingisse lateral de veículo em acostamento

Os feridos foram atendidos em várias unidades da região; oito deles no Hospital Municipal de Contagem. O casal Olinda, de 67, e Sebastião Gonçalves, de 66, informou que tem mais um motivo para continuar fazendo a romaria. “Se o motorista não tivesse tirado o ônibus fora, teria morrido todo mundo. Nossa Senhora Aparecida ajudou”, disse Sebastião.

O casal viajava com um filho, a nora e dois netos, de 3 e 16 anos. “A gente já faz essa viagem há seis anos, com a mesma empresa, e nunca houve nada. Se a carreta não tivesse segurado o ônibus, a gente ia rolar ribanceira abaixo”, disse a nora do casal, Cândida Alves Santos, de 36. O disco do tacógrafo registrou a velocidade do ônibus em 80km/h.
Empresa
A empresa Xaviertur, de Leme do Prado, no Vale do Jequinhonha, informou que o ônibus estava regularizado na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e apto a fazer o transporte de passageiros. A ANTT informou que vai acompanhar o inquérito da Polícia Civil para tomar conhecimento das causas do acidente.

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) informou que o ônibus estava apto a circular até abril de 2012. A Xaviertur informou que presta assistência às vítimas e que os dois motoristas escalados para a viagem se revezavam de duas em duas horas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que somente segunda-feira vai encaminhar o boletim de ocorrência para a Polícia Civil de Ribeirão das Neves, na Grande BH, para instauração de inquérito policial. (Com Guilherme Paranaiba).
Fonte: Estado de Minas
Veja a reportagem e fotos da tragédia: blogdobanu.minas-novas-tragedia

Um comentário:

VALERIA disse...

È MUITO TRISTE VER NOSSO POVO SENDO ASSASSINADO NAS RODOVIAS DO PAÍS....
EM 2007 HOUVE UMA TRAGÉDIA DESSA EM PORTEIRINHA-MG, COM ROMEIROS DE NOVO CRUZEIRO QUE VOLTAVAM DE BOM JESUS DA LAPA-BA,
OS PATRÕES FAZEM OS CAMINHONEIROS TRABALHAREM 20 HORAS NO VOLANTE....TÁI + UMA TRAGÉDIA

Postar um comentário