sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Minas Novas: Tragédia na 040 deixa 5 romeiros mortos e 32 feridos







Minas Novas: Tragédia na 040 deixa 5 romeiros mortos e 32 feridos

Romeiros viajavam de Minas Novas para Aparecida do Norte Cinco pessoas morreram e pelo menos 32 ficaram feridas, às 23h40 de ontem, após um ônibus da Viação Xavier Tur - que transportava romeiros e seguia para o santuário de Aparecida (SP), no Vale do Paraíba - bater lateralmente contra uma carreta biarticulada, carregada com carvão, parada no acostamento da BR-040, no quilômetro 500, em Esmeraldas (MG), na região central de Minas Gerais, a 40 quilômetros de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus, com placas de Leme do Prado (MG), havia saído da cidade de Minas Novas, região do Vale do Jequitinhonha. Não se sabe ainda o que levou o motorista do ônibus a invadir o acostamento e atingir a carreta. Parte da carga de carvão se espalhou na pista. As cinco vítimas que morreram nem chegaram a ser encaminhadas para os hospitais. As demais, várias delas em estado grave, foram levadas para hospitais da região; algumas para o Hospital São Judas Tadeu, em Ribeirão das Neves. Bombeiros de Ribeirão das Neves e ambulâncias do SAMU realizaram o resgate dos feridos. A PRF ainda não sabe se existe alguma criança ou adolescente entre os mortos.
No acidente morreram o motorista reserva do coletivo, Antônio Ferreira Costa, 45, e os passageiros Leonildo Gomes Soares, 47, Eva Lopes Mendes Ferreira , 78, Josina Pereira Coelho Rocha, 55, e Maria Moreira da Rocha Alecrim, 56.
Situação do ônibus após o acidente
A filha de Maria, Geyza Alecrim Rocha, 32, viajava no ônibus com a mãe acompanhada de dois filhos, uma menina de 10 e um garoto de 13 anos. Os três sofreram leves ferimentos e devem voltar ainda hoje para Minas Novas. Segundo Geyza, a viagem seguia tranquila até o momento da batida. Pouco antes do acidente os romeiros fizeram um oração pedido proteção à Deus na estrada. Quando o ônibus atingiu a carreta, quase todos os passageiros estavam acordados, porque o motorista reserva havia colocado um DVD de música para distrair os viajantes.
Sobrevivente da tragédia
De acordo com Geyza, a mãe já fez esta mesma viagem outras vezes. A romaria é tradicional em Minas Novas. Desta vez, a filha resolveu acompanhar Maria Moreira que iria agradecer uma graça alcançadas à Nossa Senhora Aparecida.
Na manhã desta sexta-feira (21.10), às 9h, a carreta bitrem não havia sido retirada do local do acidente. O trânsito era feito em meia pista no sentido Belo Horizonte, mas, segundo a Polícia Rodoviária Federal, não havia registro de congestionamentos.
Sobreviventes da tragédia
O trecho onde ocorreu o acidente é duplicado, segundo a PRF. Apesar do bloqueio de meia pista até as 2h30, não havia congestionamento na região, em razão do horário.

O motorista do ônibus alegou na reportagem ter sido fechado por um terceiro caminhão ao tentar ultrapassar o caminhão carregado de carvão, vindo a colidir com este.
Carga do caminhão atingido
Motorista alegou ter sido fechado por um terceiro caminhão
Veja a lista de feridos divulgada pelo Corpo de Bombeiros e que foram socorridos pela corporação:
Clewti Camargos do Espírito Santo, 76 anos
Leonídio Gomes Soares, 47 anos
Eva Lopes Mendes Ferreira, 78 anos
Sarinny Camargos Simões, 14 anos
Antonio Ferreia da Costa, 45 anos José Maria Batista de Almeida, 36 anos
Adilson Martins Lopes, 28 anos
Geysa Maria Alecrim Rocha Ferreira, 21 anos
Josina Pereira Coelho Rocha, 56 anos
Maria Moreira da Rocha Alecrim, 56 anos
Olinda Dias Gonçalves, 68 anos Antonio José Siqueira, 73 anos
Candida Alves dos Santos Lima, 36 anos
Sebastião Lima Gonçalves, 66 anos
Nerci Lopes Santana, 67 anos
Daniel Alves Lima, 16 anos
João Lucas Alves Lima, 3 anos
Sebastiana Eduardo de Santana, 75 anos .


Fontes: Vários sites nacionais de notícias e Blog do Jequi

Um comentário:

lagoa disse...

sinto muito pela tragedia,meus pesamo, a familha!

Postar um comentário