domingo, 13 de novembro de 2011

Araçuaí dá seu grito de liberdade e resistência: A Universidade é nossa!


Araçuaí dá seu grito de liberdade e resistência: A Universidade é nossa!
Movimento cobra atitude de deputados e prefeitos em defesa de campus em Araçuaí e pela não mudança do nome UFVJM
Estudantes estendem uma faixa na porta do Teatro Luz da Lua, em Araçuaí
Um grande movimento de estudantes, cidadãos, deputados, prefeitos, vereadores e cidadãos de Araçuaí e da sua microrregião composta por 21 municípios disseram Não à mudança do nome da UFVJM, e gritaram pela implantação de um campus em Araçuaí.
O movimento teve início com a recepção no aeroporto do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), realizando uma minicarreata pelas ruas da cidade. Equipe do Movimento A UFVJM é nossa! de Araçuaí e região
Na porta do Teatro Luz da Lua, na Rua Dom Serafim, os estudantes secundaristas fecharam as vias públicas com faixas e manifestos. Diziam que querem estudar e não migrar, queriam educação superior e não inferior, queriam ser cientistas, biólogos, engenheiros, jornalistas, querem viver e não morrer. Estudantes lotaram o Teatro Luz da Lua, no centro de Araçuaí
A alegria e a irreverência dos estudantes adolescentes e jovens se juntavam ao entusiasmo dos componentes do Movimento A UFVJM é nossa!
Distribuíam pequenos panfletos com um sonoro Diga NÃO à mudança do nome! Em referência ao plebiscito que o Reitor Pedro Ângelo da UFVJM quer realizar no dia 24 de novembro para mudar o nome da Nossa Universidade. Ele, que é cearense, tem vergonha de dirigir uma Universidade com o sobrenome Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Higino Pedro, do Movimento A UFVJM é nossa!, da cidade de Araçuaí
Higino Pedro, do Movimento A Universidade é nossa!, abriu as falas, distribuindo rosas com espinho ao público, lembrando que a nossa primavera, a Primavera do Vale do Jequitinhonha iria eclodir com a criação de campus da UFVJM em Araçuaí, em Capelinha e em Almenara.


Que os espinhos destas rosas fossem tirados pouco a pouco, assim iríamos fazer na luta pelo nosso grande sonho: tornar a UFVJM verdadeiramente nossa!
Logo depois, o prefeito de Virgem da Lapa, Dim Martins, falou da luta do povo do Vale para estudar, para trabalhar e para viver com sua família. Falou em esperanças para os jovens ali presentes a partir da implantação do campus em Araçuaí. Duas crianças que serão "futura cientista" e futura jornalista" sonham com a UFVJM em Araçuaí
O reitor do IFNMG – Araçuaí, Ednaldo Liberato, conclamou a todos a lutarem por mais uma grande conquista para a cidade de Araçuaí e cidades vizinhas. A primeira se deu com o campus do IFNMG e a próxima seria o campus da UFVJM.
Albano Silveira Machado falou em nome do Movimento A UFVJM é nossa!. Lembrou a história da UFVJM e sua criação através da luta do povo do Vale do Jequitinhonha por mais de 30 anos, nos debates do Festivale e do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jequitinhonha.
Cobrou dos deputados federais votados que eles tivessem coerência e respeito ao povo do Vale. Alertou que o povo está de olho em deputados que usam o Vale e fazem movimentos contrários aos interesses da região. Vereador Artur Cândido, de Araçuaí. deputado federal Reginaldo Lopes; suplente de deputado estadual Jean Freire, e o prefeito de Fancisco Badaró, José João Figueiró.
Lembrou que na criação da UFVJM, em 2005, o projeto previa a instalação de campus em Araçuaí, Capelinha e Almenara. E isto seria cobrado dos deputados para que fizessem gestões no MEC para isso se efetivasse;
Chamou a atenção dos presentes para que todos devam permanecer mobilizados para crescer o Movimento Social da luta pela Nossa Universidade.
Acrescentou que todas as formas de luta poderiam ser adotadas. Até mesmo bloqueio de BR. O país e o mundo veriam que o povo do Vale do Jequitinhonha quer escolas e não esmolas. Quer a Sua Universidade servindo à formação da juventude e a prestar serviços de pesquisa e extensão que possam fomentar o desenvolvimento regional.
Deputado Reginaldo Lopes garante apoiar lutas do Movimento A UFVJM é nossa!
O deputado federal e também presidente estadual do PT, Reginaldo Lopes, garantiu que a UFVJM não mudaria de nome, pois não há justificativa para isso. A Universidade tem a marca dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri porque ela foi criada pelo Presidente Lula para servir à região. Deputado Reginaldo Lopes com uma comitiva de Capelinha que reivindica campus na cidade do Alto Jequitinhonha
Disse que a UFVJM tem sua autonomia, mas ela é relativa, pois a grande maioria das decisões é política, política de Estado.
E acescentou: “Um plebiscito interno não pode mudar o nome da UFVJM!”, garantiu, na manifestação, na TV Araçuaí e em entrevista à Rádio Aranãs de Capelinha.
Afirmou que lutará para a implantação de 3 campi, sendo um em Capelinha, outro no Médio Jequitinhonha, em Araçuaí/Itaobim, e outro em Almenara. O teatrólogo e professor de coral Luciano Silveira cantou junto com os adolescente e jovens o "Hino do Vale", "Vale que Vale cantar, Vale que Vale viver, Vale do Jequitinhonha, Vale eu amo você!", acompanhado por todos os presentes.
O deputado elogiou o Movimento de defesa da UFVJM e da vontade do povo da região em participar do planejamento, do projeto político-pedagógico da Sua Universidade.
Reginaldo Lopes disse acreditar que a comunidade deve ter participação ativa na Universidade, assim como a Universidade deve estar inserida e comprometida com a a luta do povo da região a quem ele deve servir.
No final da fala, disse que participaria de reuniões em Itaobim e Almenara, neste domingo, 13.11. Também confirmou presença no Dia E, Dia da Educação, em Capelinha, em 24.11, quando haverá uma grande manifestação pública com mais de 10 mil pessoas pela implantação de um campus na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário