sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Deputada Federal defende na tribuna da Câmara instalação da UFVJM em Capelinha

Deputada Federal defende na tribuna da Câmara instalação da UFVJM em Capelinha
Do site da Deputada Federal Jô Moraes

A deputada federal Jô Moraes foi hoje (24.11) à tribuna da Câmara fazer a defesa da implantação de um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, na cidade de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas. Uma de suas iniciativas foi a encaminhar ao Ministério da Educação, através do Secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, demanda neste sentido, além de registrar seu apoio ao movimento para que um dos três pólos da Universidade Federal seja implantado no município.

Ao falar da importância da iniciativa para a cidade e entorno, ela lembrou que Capelinha, com seus quase 35 mil habitantes é famosa pela idéia de que lá existem as “viúvas de maridos vivos. Isto, porque na região se concentram trabalhadores rurais que vão para as áreas agricultáveis do Estado de São Paulo atuar na colheita, deixando mulheres e filhos em boa parte de ano, sozinhos”. A deputada destacou a necessidade de se educar as mulheres – especialmente as meninas e jovens: “Há anos o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) já preconizava a educação em especial das mulheres, de meninas na América Latina, pois essa tarefa corresponde, em termos de promoção social, à preparação para a vida de cinco meninos, de cinco rapazes”.

Audiência pública
Amanhã (25.11), haverá uma audiência pública em Capelinha para discutir a implantação do campus. Uma representante da deputada já foi para a cidade participar das discussões, já que Jô Moraes estará em São Paulo, participando da reunião da Executiva Nacional do seu partido, o PCdoB. Mas hoje, ao defender um campus universitário em Capelinha, da tribuna da Câmara, a parlamentar incorporou ao seu discurso, a mensagem encaminhada às lideranças da cidade que participam do movimento pela instalação do pólo federal de ensino.

Eis a íntegra do discurso:
“Senhor presidente, eu gostaria de registrar todo o meu apoio a um movimento que está sendo criado e será lançado para que a cidade de Capelinha se incorpore aos esforços da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A cidade de Capelinha, que comporta cerca de 35 mil habitantes, é famosa pela idéia de que existem lá viúvas de maridos vivos, porque é nessa área onde se concentram trabalhadores do campo que vão para as regiões agricultáveis do Estado de São Paulo implementar a colheita, já que em suas regiões não existe essa possibilidade. Queremos registrar a necessidade de que se implante nessa região um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Por isso, dou como lido este registro”.

Mensagem
Aqui a mensagem encaminhada pela parlamentar aos moradores de Capelinha em favor do campus universitário: “Reunião da Executiva Nacional do meu partido, o PCdoB, me impede de estar com voes nesta Audiência Pública. Mas estou junto a todos que defendem e lutam pela implantação de um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Capelinha. Defesa que já formalizei através de ofício encaminhado ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa.
Entendo que os quase 35 mil habitantes de Capelinha precisam de uma universidade pública de qualidade para responder aos seus anseios, em especial de promoção da qualidade de vida, já que seus indicadores sociais ainda deixam muito a desejar. Neste sentido, eu lembro o fato de há anos o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) preconizar a educação em especial das meninas, das mulheres na América Latina, pois essa tarefa corresponde, em termos de promoção social, à preparação para a vida de cinco meninos, de cinco rapazes. Isto porque as mulheres são, na maioria das vezes, as responsáveis pelos lares, pelo cuidado e formação dos filhos. Elas são as chefes de famílias, ou porque não têm um marido, um companheiro, ou porque eles estão trabalhando em outra cidade, em outro estado. Sabemos que na maior parte do tempo é assim, eles estão fora, principalmente na zona rural. Por isso, o resultado da multiplicação é mais sensível, podendo as mulheres ter acesso à educação. Mas como Capelinha tem avançado em seu desenvolvimento econômico, até mesmo no setor de serviços e podido segurar os jovens, os homens na cidade, uma universidade faz-se ainda mais importante. Para que eles também possam realmente contribuir com um novo futuro que começa com um campus universitário e certamente vai se expandir com novos centros de pesquisa e tecnologia, com encubadoras de empresas, e muitas outras possibilidades. Quero reafirmar minha parceria com as lideranças políticas, educacionais, sindicais, religiosas e comunitárias da cidade. Minha parceria com a população de Capelinha para que um dos três pólos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri aqui se estabeleça. Estou à disposição para o que for preciso nesta luta, seja em Brasília ou em Belo Horizonte. Para isso, já me juntou ao movimento que faz gestões junto a APERAM Bioenergia para a doação do terreno de 20 hectares, visando a implantação do pólo universitário. É com este sentimento e com esta certeza que reitero a minha disposição firme de ser parte ativa nesta luta junto com os moradores de Capelinha.
Muito obrigada.

Jô Moraes Deputada Federal (PCdoB/MG) ”
Graça Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário